Live do Dia do Idoso faz resgate da valorização dos filiados com mais de 60 anos

Na última sexta-feira (1), os filiados com mais de 60 anos puderam vivenciar mais um momento bom de integração da categoria, ainda que virtualmente, durante live que comemorou o Dia do Idoso. As pessoas puderam assistir a show da banda Los Cubanos e os filiados com mais de 60 participaram de sorteio de prêmios. Confira abaixo os nomes dos vencedores. Cerca de mil idosos participaram simultaneamente da live.

“Há mais de 20 anos comemoramos o Dia do Idoso, que sempre foi um momento de encontro, atividades, conscientização e resgate da valorização do idoso. Há dois anos, nós temos realizado a live devido à pandemia”, disse a secretária dos Aposentados, Amara Vital.

As ações com os aposentados, neste momento, vão continuar acontecendo de forma virtual, mas a direção já está estudando qual a melhor maneira de voltar às atividades presenciais sem colocar em risco a saúde dos nossos idosos.

O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi criado por iniciativa da ONU, em 1991, durante a aprovação da Resolução 46/91, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas.

No Brasil, através da lei nº 10.741, de 1 de outubro de 2003, está presente o Estatuto do Idoso, uma legislação que dispõe os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos.

Para isso, os cidadãos e os governantes devem estar cientes sobre os papéis sociais que devem desempenhar, desde o respeito e auxílio aos indivíduos idosos, até políticas e estratégias (nos variados setores) que garantam que as pessoas tenham um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade.

Com o rápido envelhecimento da população mundial, a necessidade de criar cidades e espaços inclusivos também é um assunto emergencial a ser debatido nesta data.

Confira os ganhadores do sorteio da Live dos Idosos

EDNALDO DOMINGUES POSSAS - CELULAR