Definidos reajustes para servidores do MS e INSS

Acordo entre CNTSS e Ministério do Planejamento define reajustes para servidores do MS e INSS

A CNTSS/CUT assinou, na quarta, 29/08, acordo com o Ministério do Planejamento que define termos sobre as reestruturações da Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (CPST) e da Carreira do Seguro Social.

Os servidores do Ministério da Saúde e demais trabalhadores integrantes da CPST terão reajustes na Gratificação de Desempenho, em janeiro de cada ano, de 2013 a 2015.

Os cargos de nível superior terão reajuste de R$ 1.000,00, divididos em três parcelas anuais de R$ 333,33. O Nível Intermediário terá acréscimo de R$ 930,00, em três vezes de R$ 310,00. E o pessoal do Nível Auxiliar, R$ 630,00 em três parcelas anuais de R$ 210,00.

Em relação aos servidores da Carreira do Seguro Social, as tabelas das remunerações de 2013 a 2015 podem ser observadas no Anexo II do Acordo, publicadas em matéria do nosso site: www.sindsprev.org.br, onde também podem ser acessados os links com o texto do acordo e a tabela da CPST.

Além disso, o acordo prevê a retomada das negociações com o Governo ainda neste mês de setembro, dando continuidade à discussão de outras pendências. Uma delas é a mudança das regras de incorporação da Gratificação de Desempenho quando da aposentadoria, baseada na média dos últimos cinco anos.

Também foi incluída uma cláusula no Termo de Acordo, que garante devolução dos dias da greve de 2009 descontados dos trabalhadores do Seguro Social, mediante a compensação de horas de trabalho.

Houve avanços neste acordo com o governo, pois foi derrubada a política de reajuste zero para os servidores federais. Além disso, com o fim da greve, o governo federal compromete-se a devolver os dias parados durante a paralisação deste ano de 2012.

Foi definida a liberação imediata de 50 % dos salários retidos e o restante será devolvido através da reposição das horas de trabalho a ser definida pelos órgãos. Vamos continuar lutando para obter novas conquistas.

Clique nos links abaixo, leia o termo de Acordo e veja as tabelas de reajustes salariais dos servidores da CPST - Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho e da Carreira do Seguro Social INSS

Termo-de-acordo-pag-01.pdf

Termo-de-acordo-pag-02.pdf