CNTSS discute política salarial no Planejamento

Ministério do Planejamento

CNTSS e Coordenação dos Federais discutiram política  salarial

Dirigentes da CNTSS e Coordenação dos Federais reuniram-se, na sexta passada, 17/08, com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para discutir a política salarial dos servidores da Seguridade Social e a estruturação da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho. Os representantes do governo informaram que devem apresentar uma proposta concreta até esta terça-feira, 21/08, mas adiantaram que o governo propõe para a maioria dos servidores um reajuste de 15,8% parcelado em três anos. Enquanto isso, a greve continua firme.

No mesmo dia, a direção da CNTSS esteve em audiência com o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, para discutir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o Decreto 7.777/12, que determina a substituição dos servidores federais em greve por servidores estaduais e municipais.

No sábado, dia 19/08, foi realizada nova reunião técnica com as assessorias das entidades dos servidores e do Ministério do Planejamento, mas não houve um consenso na construção de uma proposta alternativa que atenda às reivindicações das diversas categorias em greve em todo o Brasil.  Enquanto o impasse continua instalado nas negociações, a greve permanece em mais de 30 setores.

Nesta terça-feira, 21, os servidores realizam mais um Dia Nacional de Luta em todo o Brasil, aprovado pelo Fórum Nacional de Entidades. O objetivo é seguir pressionando para que seja consolidada uma proposta que de fato atenda às demandas do funcionalismo.