Protesto no Recife exige que governo negocie
Na tarde desta quarta, 15/08, servidores públicos federais de diversas categorias realizaram ato de protesto com a falta de negociação com o governo Dilma. Os manifestantes saíram em passeata da Praça Oswaldo Cruz, seguindo pela Av. Conde da Boa Vista até a Praça da Independência, centro do Recife. Manifestações ocorreram em diversos estados, além da marcha em Brasília.
Os servidores protestaram contra o descaso do Governo Dilma que não apresenta respostas concretas às reivindicações entregues desde o início deste ano. Entre elas, recuperação das perdas salariais, estruturação das carreiras, regulamentação do direito de greve, melhoria das condições de trabalho e de atendimento à população.
Com a intensificação das greves em todo o país, a partir do mês de julho, o movimento dos servidores federais foi ganhando mais força e união, com várias marchas a Brasília. Porém, o Governo Dilma adotou medidas contra o direito de greve, como o corte do ponto e o Decreto 7.777/12, que determina a substituição dos servidores federais em greve por servidores estaduais e municipais.
Diante disso, as entidades representativas dos servidores já deram entrada no Supremo Tribunal Federal (STF) a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra este decreto.
Encaminharam denúncia à OIT (Organização Internacional do Trabalho) e estão realizando contatos com deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, visando intermediar a abertura de negociações.
Os servidores federais esperam que realmente sejam apresentadas propostas concretas para solucionar os impasses e conflitos provocados pelo descaso e prepotência do governo.
As diversas categorias, entre elas, os servidores do Ministério da Saúde e da Anvisa, querem o atendimento das suas reivindicações pela valorização dos servidores e pela melhoria dos serviços públicos.