Manifestação no Recife contra descaso do governo

Servidores da Saúde e Anvisa fazem protesto no centro do Recife

Convocados pelo Sindsprev-PE, servidores do Ministério da Saúde (MS) realizaram ato público, ontem, 09/08, na Praça da Independência, centro do Recife. Também participaram do protesto servidores da Anvisa, Anatel e  policiais federais.

Foi distribuída uma carta aberta à população pernambucana, explicando os motivos do movimento e solicitando o seu apoio e solidariedade.

Em seguida, os manifestantes se dirigiram até o cruzamento das avenidas Dantas Barreto e Guararapes , onde formaram um grande círculo que interrompeu o trânsito em protesto ao descaso do governo Dilma que não negocia com diversas categorias dos servidores federais.

Os servidores federais exigem que o governo retome as negociações. As categorias estão lutando contra o arrocho salarial, gratificações produtivistas, retirada de direitos, péssimas condições de trabalho e quebra da paridade entre ativos e aposentados.

Até o momento, o governo Dilma vem dando respostas negativas a todas as reivindicações apresentadas pelos servidores para melhorar a remuneração, as condições de trabalho e o atendimento à população.

O coordenador do Sindsprev, José Bonifácio afirmou que “Devemos fortalecer as lutas comuns em conjunto, pois nossa luta é por uma política de valorização dos servidores públicos”.

Confira abaixo matéria publicada pela Folha de Pernambuco, edição de hoje, dia 10/08/2012.

Servidores federais da Saúde protestam

Já faz exatos 11 dias que os servidores públicos federais da Saúde em Pernambuco decretaram greve por tempo indeterminado solicitando melhores condições de trabalho, paridade salarial entre os funcionários ativos e aposen­tados, aumento nos vencimentos e realização de concursos públicos.

Ontem (09/08), para intensificar o movimento em prol desses direitos, o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado (Sindsprev) realizou um protesto na praça da Independência, no Centro do Recife.

Na oportunidade, servidores federais ligados aos hospitais públicos no Estado, ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nems-PE) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cobraram mais empenho do Governo Federal para atender as reivindicações da categoria.

“Queremos que o Governo Federal faça uma reposição salarial. Apresentamos uma proposta de aumento de 78% para os próximos três anos. O Ministério do Planejamento ficou de dar uma resposta no dia 31 de junho, mas no dia 30 nos informaram que a proposta seria apresentada em agosto”, destacou o presidente do Sindsprev, José Bonifácio do Monte.

O Sindsprev propõe ainda a criação de concursos públicos para repor o quadro na Saúde em Pernambuco. Na  Anvisa, por exemplo, a falta de material humano tem se mostrado bastante difícil. No último dia 16 de julho, os fiscais decretaram greve no Porto de Suape.

Com isso, vários navios ficaram sem atracar e só depois de um mandado de segurança que conseguiram entrar em Pernambuco. O Ministério do Planejamento informou que, dos dias 13 a 17 de agosto, várias rodadas de negociações acontecerão com os servidores federais de várias categorias.