Comando de greve critica substituição de grevistas
Foi publicado no Diário Oficial, de 02/08/12, um estatuto de cooperação técnica entre a Anvisa e as Secretarias Estaduais de Saúde de Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A medida prevê que servidores estaduais da saúde devem ser convocados para exercerem atividades inerentes aos servidores da Anvisa nos portos e aeroportos.
Segundo o Comando de Greve da Anvisa em Pernambuco, essa determinação é arbitrária, pois “Nossa categoria tem atribuições específicas que são da esfera do governo federal, ou seja, não podem ser repassadas para servidores do estado”. Informa também que até o momento, não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre o assunto.
Ato público no Aeroporto do Recife
No dia 23/07, servidores da Vigilância Sanitária (Anvisa
) realizaram um ato público no Aeroporto do Recife.
Em Pernambuco, a categoria aderiu, dia 17/07, à paralisação nacional das agências reguladoras, com apoio do Sindsprev-PE. Pela primeira vez, dez agências reguladoras realizam um movimento unificado promovido pelo Sinagências, Condesef, Fenasps, CNTSS e CUT.
As operações nos portos e aeroportos do país que aderiram ao movimento grevista podem ficar sem a emissão de certidões de livres práticas pelos agentes da Anvisa. As certidões emitidas pela Anvisa servem como autorização para que o navio possa atracar. Além disso, os agentes são responsáveis, entre outras coisas, por controlar o fluxo de pessoas a bordo.