Aprova proposta de greve diferenciada

Assembleia previdenciária aprovou proposta de greve diferenciada

Nesta segunda-feira, dia 02/07, assembléia previdenciária aprovou, por unanimidade, o indicativo de  realização de uma greve diferenciada.a partir da segunda quinzena de julho. A proposta já havia sido respaldada, também de forma unânime, pelos diretores dos Comitês Sindicais de Local de Trabalho do Sindsprev, em reunião ocorrida no dia 27/06, no auditório do sindicato.

A paralisação deve se feita de forma a garantir os  limites mínimos de atendimento previstos na Lei de Greve. Esta estratégia visa evitar uma possível decretação de ilegalidade da greve. Além disso, serão realizadas mobilizações que permitam um diálogo mais amplo com a sociedade.

Dirigentes do Sindicato vão participar, nesta terça (03/07), da Plenária Nacional da CNTSS, em Brasília, onde será apresentado o posicionamento dos previdenciários de Pernambuco. Os resultados da Plenária serão avaliados em reuniões especificas de cada segmento da categoria.

O Sindsprev convoca toda a categoria para participar das mobilizações nos locais de trabalho e dar uma resposta firme ao descaso do governo Dilma.

-------------

Leia também matéria publicada na edição de hoje, dia 03/07, na Folha de Pernambuco, Caderno Economia

SERVIDORES

Saúde e previdência podem parar

03/07/2012 02:05 - Amanda Souza Especial para a Folha

Servidores federais dos ministérios da Saúde e da Previdência, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atuam em Pernambuco podem entrar em greve. A decisão sobre o movimento será tomada em plenária da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social, que será realizada hoje, em Brasília, com representantes dessas categorias. Se o indicativo de greve estadual - aprovado ontem em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social em Pernambuco (Sindsprev) - for aceito nacionalmente, cerca de 1,5 mil servidores irão paralisar parte dos serviços no Estado ainda este mês.

“Dez estados irão discutir o indicativo de greve. A situação está mais avançada para os servidores dos ministérios da Saúde e da Previdência, visto que outros locais já declararam a greve. No caso do INSS e da Anvisa, va­mos ouvir os outros estados para tentar aprovar o indicativo geral”, explicou o coordenador geral do Sindsprev, Jo­sé Bonifácio. Essa movimen­tação se somaria a outras categorias de servidores federais que já estão em greve, co­mo a dos professores. A lista de pleitos é diferenciada por categoria.

“No caso dos servidores dos ministérios da Saúde e da Prev­idência, a reinvindicação é por uma melhoria na tabela salarial. O salário dos servidores da saúde estão bem aquém do que o dos funcionários do INSS, por exemplo. Os trabalha­dores da Anvisa estão pedindo por uma reposição salarial para o ano que vem, já que não houve reajuste este ano. Além disso, eles querem uma melhoria no plano de cargos e carreiras”, comentou. Para os trabalhadores do INSS, o principal pleito é a incorporação das gra­tificações ao salário. “A remuneração do INSS é alta, mas quase 80% do valor total vêm da gratificação por desem­penho. Quando o servidor se aposenta, 50% da gratificação é retirada e isso diminui o va­lor do benefício em 40%”, completou.