Aprovado fórum de negociação com gestores do INSS

Jornada de 30h e cumprimento de metas

Aprovado fórum de negociação entre gestores do INSS e Sindsprev

No dia 2 de maio, no Centro de Formação e Lazer, o Sindsprev realizou uma oficina para debater problemas e soluções em relação à implantação das 30 horas e cumprimento das metas estabelecidas pelo INSS. Participaram da oficina as gerências executivas do INSS de Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Recife e o superintendente regional do órgão, João Maria Lopes.  O evento reuniu também representação dos comitês por locais de trabalho e a direção do sindicato.

No início dos debates, os participantes relataram as suas rotinas de trabalho e os problemas caóticos registrados nas Agências da Previdência Social (APS’s) tanto na capital como interior do Estado. As dificuldades em atender a maioria dos segurados de forma resolutiva em até 30 minutos consistem, principalmente, na falta de qualidade do sistema de informática do órgão e a falta de treinamento presencial e reciclagem dos servidores que trabalham diretamente no atendimento ao segurado.

Outra preocupação são as péssimas condições de trabalho nas agências. Algumas delas têm problemas de espaço físico e não comportam o arquivamento de seus processos. De acordo com os participantes, os novos indicadores para aferição das metas não condizem com as condições oferecidas pelo INSS aos servidores. O método tem sobrecarregado o trabalho da categoria, gerando estresse, problemas de saúde e o afastamento dos trabalhadores.

Também foi identificado nesse conjunto de problemas para o cumprimento das metas e implantação da jornada de seis horas, a insuficiência no número de servidores para atender à demanda nas APS’s. “Existe essa dificuldade de aumento de demanda e de diminuição do quadro de funcionários. São servidores que se aposentam ou mesmo pedem exoneração em busca de melhores condições de trabalho”, revelaram.

Ao final da oficina foi produzido um relatório com todos os problemas apontados pelos representantes dos comitês por locais de trabalho e dirigentes do sindicato. Também foi aprovada a criação de um fórum de negociação entre gestores e o Sindsprev. Este fórum se reunirá a cada três meses para debater as dificuldades indetificadas e encontrar uma solução.

Para o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bofinácio, a procupação é que esses problemas possam prejudicar os servidores. Ele destacou a importância do evento que  demonstra o compromisso da direção em acompanhar atentamente todas as questões do dia a dia dos trabalhadores do INSS e de outros segmentos da categoria.