Debateu aumento da Geap e aprovou ações sindicais

Assembleia previdenciária discutiu aumento da Geap e elegeu delegados ao Congresso Estadual da CUT

Na sexta, 20/04, no auditório do Sindsprev, aconteceu assembléia com expressiva participação dos servidores da nossa categoria. Na abertura, dirigentes do Sindicato reafirmaram o compromisso de intensificar a luta contra o aumento dos valores dos planos da Geap Saúde e pela melhoria do atendimento aos usuários.

Foram destacadas as iniciativas já realizadas pelo Sindsprev: debate no auditório da Fafire com representantes da Geap e servidores e encaminhamento de requerimento

à Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal, solicitando a realização de uma audiência pública para discutir o aumento da Geap, a co-participação e a contrapartida do governo.

A direção do Sindicato criticou a forma como foi aprovado o aumento pelo Conselho Nacional Deliberativo da Geap (Condel).  Não existe participação das entidades sindicais nacionais nas instâncias do Condel, tendo somente três servidores que são eleitos em todo o país para representar 700 mil usuários. Isso revela uma estrutura

na qual os servidores não têm poder de influir nas decisões.

O coordenador geral do Sindsprev, José Bonifácio, informou também que foi feito um levantamento de alguns planos que poderiam servir de alternativa à Geap.  Dos planos consultados, apenas o CapeSaúde, que é de auto-gestão, estaria habilitado para atender apenas os servidores do Ministério da Saúde, pois não tem convênio com os demais órgãos da nossa categoria.

Apesar da vantagem de oferecer uma melhor cobertura de hospitais e não ter co-participação, seus valores são mais altos e vão ser reajustados ainda este ano. Vale ressaltar que não cabe ao sindicato orientar os servidores a mudarem ou não de plano, pois trata-se de uma decisão pessoal.

Por outro lado, alguns servidores manifestaram o posicionamento de que a Geap é um patrimônio construído pelos servidores. Por isso, através da CNTSS/CUT, o sindicato está buscando a redução dos valores que deverão ser pagos pelos servidores. Para isso, vai intensificar a luta pelo aumento da contribuição financeira da União e o fim da cobrança da co-participação nos procedimentos médicos.

Também será solicitado o apoio das outras entidades sindicais nacionais, inclusive a inclusão desta questão da Geap na pauta da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Federais.

Além dessa luta política, a assembléia aprovou autorização para que o Sindsprev entre com ação jurídica contra o aumento da Geap. A viabilidade desta medida está sendo analisada pelo Departamento Jurídico do Sindicato.

No final da assembléia,  foram eleitos 22 delegados e seis suplentes ao 13º Congresso Estadual da CUT (CECUT), que ocorrerá de 29 de maio a 1º de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco.