Assinada resolução que estabelece 30h no INSS

Medida entrará em vigor dia 1º de março

Assinada resolução que estabelece 30h no INSS

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, assinou nessa quarta-feira, 15/02, a resolução que estabelece a jornada semana de 30 horas para os servidores do INSS lotados nas Agências da Previdência Social (APS’s). A resolução também amplia o horário de  funcionamento das agências do Instituto.

“Não estamos apenas proporcionando aos servidores do INSS melhores condições de trabalho, mas, sobretudo, essa medida que estamos adotando vai permitir uma melhoria no atendimento aos segurados”. A avaliação foi feita pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, instantes após a assinatura da resolução.

O documento, assinado no auditório do ministério, começará a produzir efeitos no dia 1º de março. A partir daquela data, mais de 650 APS passarão a funcionar das 7h às 19h, ininterruptamente. A decisão faz parte de um acordo fechado entre o INSS e representações de servidores, que modifica a carga horária do pessoal que lida diretamente com o atendimento ao público. Ao invés de trabalharem oito horas intercaladas, os servidores do INSS trabalharão seis horas corridas, reduzindo a carga horária para 30 horas semanais.

O Sindsprev-PE continuará reivindicando que as 30 horas semanais sejam estendidas para os servidores de outras agências. A assinatura da resolução já é uma importante vitória para os trabalhadores. Além disso, a assinatura é resultado de um grande esforço da CNTSS/CUT e dos  Sindsprevs pelo restabelecimento da jornada de 30H, que sempre foi uma conquista histórica dos servidores do INSS.

Leia a íntegra da Resolução Nº 177