Curso de Gestão das condições de Trabalho e Saúde
Curso de Gestão das condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores
Até o próximo dia 05/03 estão abertas as inscrições para o curso de Gestão das condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. O cadastro é realizado no site www.nescon.medicina.ufmg.br/agora. O curso é resultado de uma parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, o Departamento de Gestão e da Regulamentação do Trabalho em Saúde (Degerts) do Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde.
Os principais objetivos deste curso semipresencial são contribuir na implantação da Política Nacional de promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecer a articulação das ações de promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores do SUS.
Estão sendo oferecidas 400 vagas para servidores públicos, como gestores, gerentes e dirigentes do SUS responsáveis pela formulação e execução de programas, planos e políticas em sistemas e serviços de saúde. Além de membros das Mesas de Negociação Permanente do SUS e profissionais atuantes na área da Saúde dos Trabalhadores.
O curso de Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores está organizado em seis módulos: dois módulos presenciais e quatro módulos a distância. Cada módulo a distância terá uma carga horária de 25 horas e cada módulo presencial uma carga de 18 horas.
Política de Promoção da Saúde - Depois de mais de dois anos de negociação no Comitê Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador da Saúde da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS, que reúne Ministérios da Saúde, do Trabalho e Emprego e do Planejamento, CONASS, CONASEMS, representantes dos trabalhadores e dos gestores do setor privado, foi possível a construção da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhado do SUS, uma dívida histórica com os profissionais de saúde do país. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em saúde e pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
A implantação da política de promoção de saúde do trabalhador de saúde depende, entre outros, da qualificação dos gestores e da ampliação dos espaços de negociação sobre as relações de trabalho no âmbito do SUS.
Os cenários que propiciam contato direto do participante com os dilemas e as condutas na gestão das condições de trabalho serão encarados como oportunidades pedagógicas para o desenvolvimento dos conceitos, métodos e ferramentas pertinentes aos objetivos expostos.