Ratificada defesa intransigente do SUS

14ª Conferência Nacional de Saúde debate “Todos usam o SUS”

Terminou neste domingo, 04/12, a 14ª Conferência Nacional de Saúde, iniciada no dia 01/12, em Brasília. Mais de quatro mil pessoas de todos os estados brasileiros participaram do maior evento brasileiro na área de saúde.

O tema reforça o caráter universal do Sistema Único de Saúde: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. Em debate, os desafios e as perspectivas do SUS e a necessidade de aprovar propostas de melhorias para a saúde brasileira.

“O SUS precisa ser reconstruído e a gente pode refazer a sua história, reafirmando sua importância como política pública. Podemos sim iniciar agora a grande mudança e pensar o mundo de outra forma”, declarou a coordenadora-geral da Conferência, Jurema Werneck.

Conferências Preparatórias -Durante sete meses, municípios e estados de todo o Brasil se mobilizaram e debateram propostas para a melhoria do SUS. Ao todo, foram realizadas 4.347 conferências municipais e 27 estaduais, com a participação de mais de 26 mil pessoas.

As conferências nacionais acontecem a cada quatro anos e os debates giram em torno dos desafios para a legitimação do Sistema como política pública universal e para a garantia de acesso aos serviços com equidade, integralidade, melhor qualidade e controle social. Dirigentes do Sindsprev-PE participaram de todas as etapas das conferências.

Clique no link abaixo e leia a íntegra do documento conjunto em defesa do SUS divulgado pelas centrais sindicais.