Previdenciários debatem racismo institucional

Previdenciários debatem racismo institucional

A Secretaria de Políticas Sociais do Sindsprev-PE promoveu, no dia 29/11, no auditório do Sindicato, o Encontro de  Igualdade  Racial para discutir o racismo  institucional. O tema foi abordado por Ana Paula Maravalho, do Observatório Negro de Pernambuco.

Na abertura do evento, foi feita uma reflexão sobre a importância do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado todos os anos em 20 de novembro.

O objetivo do encontro foi aprofundar o debate sobre o racismo institucional e as diversas formas de discriminação. O racismo institucional está implícito nas normas e procedimentos das empresas públicas e privadas, dificultando o fim da desigualdade entre negros e brancos.

Após os debates, houve apresentação cultural do grupo afro Majê Molê (foto). Formado por meninas do bairro de Peixinhos, em Olinda, o balé Majê Molê oferece uma performance baseada em estudos das religiões de matriz africanas.