17 mil servidores poderão se aposentar
Cerca de 17 mil servidores poderão se aposentar entre 2014 e 2016.
Uma contagem regressiva está em andamento nos corredores das agências e departamentos do INSS em todo o país. Em cerca de três anos, metade dos atuais 34 mil servidores do órgão estarão aptos para se aposentar.
A debandada do INSS, que hoje tem cerca de 45% dos funcionários com mais de 51 anos de idade, deve provocar uma série de problemas para os segurados, como aumento nos erros administrativos na concessão de benefícios e demora no atendimento caso não sejam tomadas medidas imediatas para reposição e treinamento de funcionários, segundo Sinsprev-SP (Sindicato dos Servidores do INSS), “A nossa estimativa é que deveriam ser contratados mais 15 mil servidores para que possa ocorrer uma transição segura de conhecimento. A situação é grave”, disse Vinicius Vasconcelos, diretor de comunicação do sindicato.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o problema da saída em massa de servidores experientes nos próximos anos já foi detectada pelo órgão e existe um planejamento para a substituição desses servidores por meio de concurso público.
No entanto, segundo o sindicato dos servidores, o ritmo de reposição que o INSS pretende adotar não será suficiente. “Mesmo com a informatização dos procedimentos e novas tecnologias implantadas pelo governo, vai faltar servidor”, disse Vasconcelos.
Fonte: Diário de São Paulo