Reunião discute mobilizações

Coordenação dos Federais da CNTSS definirá mobilizações em defesa dos servidores do Ministério da Saúde e do INSS

Acontece na próxima quarta, 26/10, em São Paulo, reunião da Coordenação do Setor dos Federais da CNTSS/CUT. Os dirigentes sindicais vão discutir e definir as próximas mobilizações em defesa da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST); recomposição das tabelas salariais; incorporação das gratificações de desempenho no vencimento básico e jornada de 30 horas para todos os servidores do INSS.

No dia 27/10, está prevista a publicação do parecer da Advocacia Geral da União sobre o reestabelecimento da jornada de 30 horas para os servidores lotados nas Agências da Previdência Social (APS). Nossa expectativa é que a decisão da AGU seja favorável.

Independente disso, deverá permanecer a mobilização para que as 30 horas sejam estendidas a todos os servidores do INSS. Pesquisas e outros estudos já comprovaram que a atual jornada de 40 horas vem provocando o aumento de casos de adoecimento dos servidores da categoria.

Situação salarial dos servidores do MS

Na reunião do dia 26/10, também serão definidas ações específicas a serem realizadas em Brasília, junto aos ministérios e aos parlamentares. Será cobrada a recomposição das tabelas salariais aprovadas na Mesa Setorial do Ministério da Saúde, inclusive através também de um abaixo-assinado que circulará nos locais de trabalho.

O Ministério da Saúde não cumpriu o que vinha sendo acordado nas mesas de negociações e apresentou uma minuta de acordo, que prevê um reajuste insignificante para a maioria da categoria. E o que é pior: sobre a gratificação de produtividade, além de discriminar os aposentados.