Trabalhadores protestam contra arrocho salarial

Marcha Nacional

Em Brasília, 20 mil trabalhadores protestam contra arrocho salarial

Na quarta-feira, 24/08, em Brasília, milhares de servidores públicos federais e trabalhadores de várias categorias, além de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), participaram da Marcha Nacional.

Organizada por centrais sindicais e outras entidades nacionais dos movimentos sindical, social e estudantil, a manifestação foi considerada o maior protesto de contestação às políticas e propostas do governo desde que a presidenta Dilma Rousseff assumiu o mandato.

A Marcha levou para as ruas de Brasília a insatisfação dos trabalhadores com projetos do governo que congelam salários, atacam a aposentadoria e destinam dinheiro público para beneficiar grandes empresários.

No caso específico dos servidores federais, os manifestantes reivindicaram uma resposta definitiva às reivindicações gerais e específicas de cada setor, entregues em abril à ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Míriam Belchior

Participaram servidores de diversos segmentos do funcionalismo, alguns dele em greve, como é o caso dos técnicos administrativos das universidades federais e os docentes e técnicos administrativos do ensino básico e tecnológico.

O protesto durou cerca de quatro horas e percorreu a Esplanada dos Ministérios, passou ao lado do Supremo Tribunal Federal e próximo ao Palácio do Planalto, terminando com um ato público nos gramados do Congresso Nacional.