Trabalhos foram avaliados positivamente

Trabalhos do GT do Seguro Social foram encerrados e avaliados positivamente

No final de julho, foram encerradas as atividades do Grupo de Trabalho (GT) do Seguro Social, que realizou nove reuniões de debates e propostas importantes para os servidores do INSS. Representantes da CNTSS e outras entidades participantes avaliaram como positivo o resultado final dos trabalhos do GT e defenderam que um novo Grupo seja nomeado, a partir de setembro, com o objetivo de aprofundar as propostas apresentadas.

O relatório final contém soluções para questões imediatas, como jornada de trabalho; incorporação da GDASS; equiparação para os aposentados; atribuições dos cargos de analistas e técnicos do Seguro Social; nova estrutura da tabela remuneratória com a incorporação da GAE e da GDASS; criação de um Adicional de Qualificação (AQ) e a implantação da própria Carreira do Seguro Social.

Principais pontos do relatório final:

1- Implantação da Jornada de Trabalho de 30h com dois turnos de seis horas ininterruptas, com a adoção de trabalho flexível em acordo com Decreto 1.590/95;

2- Incorporação de 70 pontos da GDASS, de forma escalonada, 2012, 2013 e 2014;

3- Instituir o AQ - Adicional de Qualificação com o objetivo de promover reconhecimento, a profissionalização, valorização e desenvolvimento na carreira e o estímulo contínuo ao aperfeiçoamento do capital intelectual do INSS;

4- Atribuições de dos cargos, destaque os dos Analistas e Técnicos, por conta das vagas definições da legislação;

5- Agrupamentos de diversos Cargos que ficaram fora da nova estrutura organizacional, embora os requisitos de provimento e a remuneração sejam semelhantes;

6- Estrutura Remuneratória, rever a estrutura remuneratória vigente.

Segundo dirigentes da CNTSS, o GT do Seguro Social cumpriu sua missão, pois conseguiu apresentar um diagnóstico preciso das demandas existentes na Carreira, revelando claramente os problemas enfrentados pela categoria e apontando soluções visando fortalecer a Carreira do Seguro Social, valorizar os servidores e melhorar o atendimento à população.

Por isso, o Sindsprev-PE reforça o entendimento da CNTSS de que esse trabalho precisa ter continuidade e que o governo ponha em prática o que já foi consenso até o momento.