Dia de Nacional de Mobilização da CUT

Nesta quarta-feira, dia 06/07

CUT e movimentos sociais vão às ruas pressionar por mais mudanças

Nesta quarta-feira, 6/07, é Dia Nacional de Mobilização da CUT e dos movimentos sociais (MST, Central de Movimentos Populares, Marcha Mundial de Mulheres e Via Campesina). Milhares de trabalhadores vão realizar, em diversas cidades do Brasil, atos de rua, paralisações em empresas de todos os setores e no serviço público, passeatas, panfletagens e protestos.

Em Pernambuco, o ato acontece a partir das 9h na Praça Osvaldo Cruz, bairro da Boa Vista. Os manifestantes das mais diversas categorias partirão em caminhada pelas ruas da capital.

Antes, às 8h, os professores se reúnem na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Pernambuco (Sintepe), também no Recife, para realizar uma plenária. A seguir, irão se juntar à marcha. O mesmo ocorre em Goiana, interior de Recife, onde os servidores municipais também realizarão panfletagem.

“O objetivo da mobilização é mostrar que a população quer mais mudanças no Brasil. As atividades do dia 6/07 têm como objetivo pressionar os patrões e o governo federal, os governos estaduais, as prefeituras, os deputados e os senadores para que eles atendam as reivindicações e promovam as mudanças” enfatizou o presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana.

Ele assinalou que três eixos principais foram definidos pela central:

Trabalho esindicalismo- Ganhos reais e cláusulas sociais nas campanhas salariais do 2º semestre; redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário; liberdade e autonomia sindical; fim do Imposto Sindical; combate às práticas antissindicais; fim do Fator Previdenciário e combate à precarização e à terceirização.

Alimentação- Reforma agrária, PEC do Trabalho Escravo; luta contra os agrotóxicos e contra o modelo agrário atual.

Educação- Aprovação do Plano Nacional de Educação em 2011; valorização dos profissionais e educação no campo.

Fonte: CUT Pernambuco