Servidores federais debatem política salarial

Servidores federais debatem política salarial com o Ministério do Planejamento

Na próxima quinta, 09/06, acontece reunião no Ministério do Planejamento com as entidades nacionais que participam da Campanha Salarial Unificada dos servidores federais, entre elas, a CNTSS/CUT.

A pauta será a política salarial no setor público. No mesmo dia, haverá outra reunião para retomar o debate sobre negociação coletiva.

A última reunião que ocorreu na terça passada, 31/05, discutiu ajustes em projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional, como o PL 248/98 que trata de demissões involuntárias na administração pública. A proposta do governo deve ser encaminhada ainda esta semana para análise das entidades.

Oficinas também serão promovidas para discutir propostas polêmicas: na sexta, 10/06, acontece oficina para debater o PL 1992/07, que propõe previdência complementar para o setor público e no dia 17/06, será discutido o PL 549/09, que prevê congelamento de investimentos públicos.

Regulamentação da negociação coletiva também é discutida com o governo

No dia 17/05, representantes do funcionalismo público voltaram ao Ministério do Planejamento (foto) para a segunda rodada das negociações iniciadas após a marcha dos Servidores, manifestação realizada em Brasília, em abril deste ano. Em pauta, a discussão com o governo sobre a regulamentação da negociação coletiva no serviço público, direito de greve e organização sindical.

Como esse tema é complexo, os debates deverão se estender em novas reuniões. Ainda esta semana, as entidades representativas dos servidores devem se reunir com o objetivo de consolidar uma proposta única dos trabalhadores a ser defendida junto ao governo. A expectativa é que deverá acontecer nova reunião no Planejamento ainda este mês visando um consenso sobre o tema. No próximo dia 31 já está agendada a terceira reunião que debate os demais itens da campanha unificada dos federais.

No encontro desta terça-feira, entidades nacionais dos servidores e governo também trataram de pendências nos termos de compromisso que criam oficinas de trabalho para discutir projetos como a MP 520/10, PL 1992/07 e PLP 549/09. Uma agenda será apresentada até o dia 20 deste mês. A participação das entidades nas oficinas está assegurada. Apesar de o Planejamento voltar a afirmar que o governo não apóia a aprovação do PLP 248/98, o texto do termo de compromisso vai necessitar de alguns ajustes antes de ser assinado.

Criado no governo FHC, o PLP 248/98 prevê demissões sumárias caso um servidor alcance avaliação insuficiente por três vezes; consecutivas ou não. Para os trabalhadores o projeto quebra a estabilidade deixando o servidor vulnerável e à mercê de perseguições políticas.Antes de tudo o servidor público está a serviço da população e deve ter segurança e garantias para poder, por exemplo, denunciar irregularidades sem temer que isto possa lhe causar demissão sumária.

Projetos de Lei - A reunião anterior, ocorrida no dia 4 de maio, tratou de quatro projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional: MP 520/2010, que cria uma empresa para gerenciar hospitais; PL 1992/2007, relativo à previdência complementar do funcionalismo e o fim da aposentadoria integral; PLP 549/2009, que congela os salários; e o PLC 248/1998, referente à demissão por insuficiência de desempenho.

Apenas com relação a este último, representantes do governo disseram não haver interesse do Planalto em aprová-lo. Mas ressalvaram que o governo quer aprofundar os mecanismos de avaliação de desempenho, que hoje estão relacionados em diversos setores a gratificações de valores variáveis, sem que isso seja usado para justificar demissões, como prevê o PLC 148.