Iniciadas as negociações sobre a campanha salarial

Servidores públicos federais

Iniciadas as negociações sobre a campanha salarial

Na  última quarta-feira, dia 04/05, foram iniciadas as negociações da campanha salarial dos servidores federais com o governo. Neste dia foi realizada a primeira reunião entre o Ministério do Planejamento e as entidades que representam a categoria nacionalmente.

A discussão começou pelo item da pauta de reivindicações que trata da retirada dos projetos prejudiciais ao setor que tramitam no Congresso Nacional. O secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Duvanier Ferreira, se comprometeu em assinar um protocolo assumindo compromisso de se opor ao Projeto de Lei (PL) 248/98, que prevê demissão por insuficiência no serviço público.

A assinatura do protocolo de compromisso deverá ser feita no próximo dia 17/05, quando está agendada uma nova reunião entre o governo e os servidores federais. Esse encontro da próxima semana deve discutir a regulamentação da negociação coletiva no setor público.

Esse item é visto pelos sindicalistas como o pilar fundamental dessa campanha porque uma vez estabelecida a negociação coletiva, o governo é obrigado a receber anualmente a categoria para discutir reajuste e, consequentemente, a data-base pode ser concretizada.

Também já foi agendado para o dia 31/05 outro encontro entre as entidades que representam nacionalmente os servidores públicos federais e o Ministério do Planejamento.

Essas reuniões só foram possíveis graças à mobilização dos servidores, sindicatos, centrais sindicais, federações e confederações que realizaram, no dia 13 de abril, uma grande marcha em Brasília.