30 horas
Os profissionais da área de saúde cobraram, na semana passada a inclusão da proposta que reduz de 40 para 30 horas a jornada semanal de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem (PL 2.295/00) na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados.
A matéria está pronta para entrar em pauta desde 2009. A reivindicação foi feita durante o Seminário Nacional sobre as Condições de Trabalho na Saúde, realizado pela Comissão de Legislação Participativa (CLP).
No evento, organizado por sugestão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, denunciou que o lobby dos donos de hospitais privados emperra a votação do projeto.
" Por sermos uma categoria muito numerosa, ao invés de sermos valorizados acabamos sendo tratados como uma categoria de segunda " , afirmou.
A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano, ressaltou que a categoria não deve aceitar mais atrasos. " A enfermagem representa 54% dos profissionais de saúde. Não queremos mais requerimentos, queremos que o projeto seja votado e aprovado " , disse.
Votação
Os representantes dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem reforçaram a reivindicação em reunião como o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).
O presidente da CLP, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), prometeu conversar com os líderes partidários, para colocar a proposta em votação ainda no primeiro semestre.
As lideranças da categoria também se reuniram com as bancadas estaduais, a fim de cobrar o compromisso político de levar o projeto de lei a votação.
Fonte: Agência Sindical