30 horas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Trabalhadores na saúde cobram aprovação da jornada de 30 horas

Os profissionais da área de saúde cobraram, na semana passada a inclusão da proposta que reduz de 40 para 30 horas a jornada semanal de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem (PL 2.295/00) na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados.


A matéria está pronta para entrar em pauta desde 2009. A reivindicação foi feita durante o Seminário Nacional sobre as Condições de Trabalho na Saúde, realizado pela Comissão de Legislação Participativa (CLP).


No evento, organizado por sugestão da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, denunciou que o lobby dos donos de hospitais privados emperra a votação do projeto.


" Por sermos uma categoria muito numerosa, ao invés de sermos valorizados acabamos sendo tratados como uma categoria de segunda " , afirmou.


A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Solange Aparecida Caetano, ressaltou que a categoria não deve aceitar mais atrasos. " A enfermagem representa 54% dos profissionais de saúde. Não queremos mais requerimentos, queremos que o projeto seja votado e aprovado " , disse.


Votação

Os representantes dos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem reforçaram a reivindicação em reunião como o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).


O presidente da CLP, deputado Vitor Paulo (PRB-RJ), prometeu conversar com os líderes partidários, para colocar a proposta em votação ainda no primeiro semestre.


As lideranças da categoria também se reuniram com as bancadas estaduais, a fim de cobrar o compromisso político de levar o projeto de lei a votação.

 

Fonte: Agência Sindical 

 

 

« Voltar