Servidores lançam campanha salarial com ato em Brasília

10 mil manifestantes

Em Brasília, servidores lançam campanha histórica em defesa do serviço público

Esta última quarta-feira, 16 de fevereiro, ficará marcada na historia dos servidores federais. Foi lançada a campanha conjunta do funcionalismo, reunindo cerca de 10 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas de vários estados brasileiros. Vinte e três entidades, entre elas a CNTSS/CUT, mobilizaram a categoria para participar do ato público por melhores condições de trabalho e serviços públicos de qualidade para a população.

Na primeira manifestação popular que se realiza no Governo Dilma, servidores de universidades, administração direta, judiciário, saúde e previdência social deixaram o “recado”: haverá resistência aos projetos que ameaçam direitos, congelam salários, travam o desenvolvimento dos serviços públicos e abrem caminho para demissões no setor.

Durante a marcha, os servidores manifestaram também apoio ao aumento do salário mínimo que estava sendo votado neste mesmo  dia no Congresso Nacional.  A mobilização contou com o apoio de outros segmentos da sociedade, entre eles, concursados que aguardam nomeações e a frente Nacional Contra a Privatização da Saúde.

A manifestação dos servidores começou pela manhã com concentração na Catedral de Brasília. De lá, seguiu em direção legislativo, onde houve um ato nos gramados do Congresso Nacional. Após uma série de discursos, os servidores partiram para o Ministério do Planejamento, local de nova concentração e protesto.

Uma comissão de representantes das entidades sindicais tentou uma audiência com a ministra do Planejamento Miriam Belchior. Como ela não estava, a comissão entregou no ministério documento com as reivindicações dos servidores. A Comissão aguarda o agendamento de reunião que reabra o processo de negociações com a categoria.

O lançamento da campanha salarial unificada foi organizada pela Cnesf (Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais). O Sindsprev-PE enviou uma representação ao protesto.

Março já tem agenda – No dia 24 de março as entidades nacionais agendaram um novo ato público. O objetivo é tentar uma audiência pública em Brasília com os representantes do governo, para discutir a pauta de reivindicação dos servidores federais e orçamento 2011.

Antes, porém, as entidades seguem buscando esta reunião já pedida oficialmente pelas entidades na manifestação. No dia 25 de março devem acontecer  plenárias setoriais e no dia 26 mais uma reunião ampliada das entidades nacionais para avaliar a luta da categoria e projetar novas atividades em defesa do setor.