Reunião discute propostas de mobilizações e aprova assembléia

Luta pelas 30 horas

Reunião discute propostas de mobilizações e aprova realização de assembléia dos Assistentes Sociais

Foi realizada na manhã da última segunda-feira, dia 07/02, reunião entre dirigentes do Sindsprev-PE e de uma comissão de assistentes sociais do INSS. Na ocasião, foram discutidas propostas de mobilizações em defesa da Jornada de 30 horas semanais da categoria. Foi aprovada a realização de uma assembléia para o dia 18 de fevereiro, às 9h, no auditório do Sindicato.  O objetivo será discutir e aprovar propostas de manifestações e de lutas em defesa das 30 horas semanais.

Participaram da reunião representantes dos assistentes sociais das Gerências Executivas do INSS de Recife, Caruaru e Garanhuns, além do coordenador do Sindsprev, José Bonifácio, e os diretores Francisca Alves e Luiz Eustáquio.  Para os trabalhadores é fundamental que as manifestações aconteçam em todo o país simultaneamente.

Para fortalecer o movimento, os assistentes sociais do Seguro e da Seguridade Social em Pernambuco, vinculados ao Sindsprev-PE, devem contatar assistentes sociais de outras carreiras no estado.

30h

A categoria das assistentes sociais, após muita mobilização, conseguiu fixar sua carga horária em 30 horas semanais, aprovada com a criação da Lei n° 12.317, de agosto de 2010.

Ratificando a nova lei, em dezembro de 2010 a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), publicou no Diário Oficial da União (DOU) a portaria n° 3.353, que  confirma a vigência da nova carga horária dos assistentes, como também de  diversas outras categorias.

Mesmo assim, o Governo Federal, principalmente a administração do INSS, tem sido intransigente e não aceita que os assistentes sociais vinculados ao funcionalismo público federal reduzam a carga horária sem redução salarial, mesmo com a aprovação da Lei das 30h.

Na última quarta-feira, dia 2/02, o governo publicou no DOUOrientação Normativa nº. 1/2011 onde uniformiza os procedimentos para a jornada de 30 horas semanais do Assistente Social, estabelecendo a redução de salário de quem optar pela jornada “reduzida”. A direção do Sindsprev-PE repudia a decisão do governo e já acionou a sua assessoria jurídica para analisar a Orientação Normativa e adotar as devidas providências

Não esqueça

Assembléia dos assistentes sociais

Local: auditório do Sindsprev-PE

(Rua Marques do Amorim 174, Ilha do Leite, Fone: (81) 2127-8333)

Data: sexta-feira, 18 de fevereiro, às 9h.

Participe!