Federais se unem e lançam campanha por servidores públicos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

 

16 de fevereiro


Federais se unem e lançam campanha por servidores e serviços públicos

 

Cerca de vinte entidades nacionais que representam a totalidade dos trabalhadores do Executivo Federal uniram forças para lançar uma grande campanha em defesa dos servidores e serviços públicos brasileiros. A campanha será oficialmente lançada, em todo o país, no próximo dia 16 de fevereiro,   em Brasília, com a realização de uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios.


Servidores de todo o país, ativos, aposentados e pensionistas serão convocados para participar dessa jornada por melhores condições de trabalho e serviços públicos de qualidade para a população. O indicativo da mobilização foi definido em reunião ampliada da Coordenação Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (CNESF) realizada nos dias 25 e 26 de janeiro, em Brasília, com a participação de representantes de várias entidades, entre elas a CNTSS/CUT.


A presidente da CNTSS, Maria Aparecida Faria, informou que até o final desta semana será definida a data da plenária que a Confederação fará com as suas entidades filiadas, visando organizar as mobilizações dos servidores do ramo da seguridade social.  “A realização desta campanha unificada é importantíssima para construímos a mobilização com as categorias do funcionalismo e evitar a aprovação de medidas que prejudiquem os servidores e o serviço público”, destacou.


Além do ato público que acontece no dia 16 de fevereiro, as entidades representativas dos servidores também vão realizar um trabalho de pressão no Congresso Nacional a partir do dia 17 de fevereiro até o dia 20 de março. Uma grande força tarefa será montada neste período para garantir apoio de parlamentares para derrubada de projetos prejudiciais aos servidores e serviços públicos e aprovação de propostas que fortalecem o setor.


O lançamento da campanha salarial dos servidores também será feito em todos os estados brasileiros no mesmo dia 16 de fevereiro. No dia 17, acontecem plenárias setoriais das entidades que participam da campanha dos servidores federais.  No dia 18 de fevereiro, as entidades nacionais se reúnem para avaliar o lançamento da campanha e discutir o desdobramento e continuidade do calendário de atividades da categoria.


Pauta unificada- A reunião ampliada realizada nos dias 25 e 26/01 também definiu as reivindicações centrais da campanha, que são: contra as reformas que tiram direitos dos trabalhadores; por negociações coletivas e respeito ao direito de greve; pela retirada imediata de todos os projetos que atacam os direitos dos servidores (como PL 92, PLC 549 e MP 520); reajuste linear com efetiva reposição salarial; incorporação de gratificações, paridade entre ativos e aposentados, defesa da aposentadoria e respeito à jornada histórica de 30h do funcionalismo.

 

Março já tem agenda – No dia 24 de março as entidades nacionais agendaram um novo ato público. O objetivo é tentar uma audiência pública em Brasília com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para discutir a pauta de reivindicação dos servidores federais e orçamento 2011. Antes, porém, as entidades seguem buscando esta reunião já pedida oficialmente pelas entidades. No dia 25 de março devem acontecer novas plenárias setoriais e no dia 26 mais uma reunião ampliada das entidades nacionais para avaliar a luta da categoria e projetar novas atividades em defesa do setor.

 

 

« Voltar