Vitória do PCCS dos ex-celetistas do Ex-Inamps

Seminário vai debater temas atuais da saúde mental do trabalhador

Começa nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o Seminário Pernambucano sobre Saúde Mental e Trabalho, promovido pelo Movimento 28 de Abril - formado por diversas entidades da sociedade civil organizada em Pernambuco.

A abertura solene será às 14h30, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE), rua Marquês do Amorim, 174, Ilha do Leite/Recife. Com a conferência sobre violência no trabalho: uma forma de banalizar e perpetuar as desigualdades sociais, Ana Magnólia Mendes, com a doutora em Psicologia, Pós-Doutora em Psicodinâmica do Trabalho, da Universidade de Brasília. Às 16h, haverá encerramento das atividades do dia, com apresentação cultural e coquetel.

Nos dias 2 e 3/12 (quinta e sexta-feiras), os painéis serão realizados das 9h às 17h, abordando temas como: trabalho, precarização e saúde mental, assédio moral, violência, servidão voluntária, políticas públicas, readaptação do trabalhador no campo da saúde mental, desafios e perspectivas.

Com o tema “Um novo olhar na saúde do trabalhador”, o seminário tem o objetivo de discutir o assunto e construir encaminhamentos a serem apresentados ao governo. Para a secretária de Saúde do Trabalhador da CUT-PE e dirigente do Sindsprev-PE, Lindinere Ferreira, é muito importante fomentar ações intersetoriais das políticas públicas, tendo em vista a atenção à saúde do trabalhador com foco na promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e readaptação no campo da saúde mental.

A sindicalista ressaltou que o seminário é voltado aos pesquisadores, profissionais de Recursos Humanos e segurança e saúde no trabalho, dirigentes sindicais, membros do controle social e de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e demais pessoas interessadas pela temática.

O evento conta com o apoio de entidades como a CUT-PE, Sindicatos dos Bancários,  Médicos e Sindsprev Tem também a colaboração de órgãos federais como a Fundacentro e Fundaj.

Fonte: CUT - PE