8º Conesps reafirma compromisso com a luta dos trabalhadores da Saúde, Previdência Social, Anvisa e Receita Federal do Brasil

o:p>

Termina neste domingo, dia 11/04, o 8º Conesps que acontece na cidade do Cabo de Santo Agostinho.  O congresso reúne 300 delegados de diversos locais de trabalho da Região Metropolitana do Recife e do interior e representantes de Sindsprevs de outros estados.

Após os quatro dias de intensas discussões sobre temas de interesse dos trabalhadores, será realizada hoje, das 8h às 12h30, a plenária final do Congresso, com a votação do plano de lutas para enfrentar os desafios presentes e futuros. Entre os principais assuntos no centro de debate do Conesps, se destacam: Carreiras da Saúde e Carreira do Seguro Social; avaliação de desempenho na administração federal; negociação coletiva; direito de greve; aposentadoria dos servidores públicos federais e Geap: enfrentamentos e busca de soluções.

Durante o Congresso, a diretoria do Sindsprev-PE anunciou a contratação de uma consultoria legislativa. O novo serviço visa o monitoramento e o acompanhamento de decisões do Governo e de matérias em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado que tratem de assuntos de interesse da categoria.

O coordenador do Sindsprev-PE, José Bonifácio, avaliou como positiva a participação dos delegados e o nível das palestras sobre conjuntura nacional e temas do contexto atual da categoria. “O Conesps é um marco na história dos 21 anos do Sindsprev de Pernambuco e renova o compromisso com a luta dos trabalhadores”, disse José Bonifácio.

Audiência discute Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST)

e revisão da tabela salarial do MS

Nesta terça-feira, dia 13/04, em Brasília, representantes da CNTSS/CUT reúnem-se com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. O objetivo é cobrar do governo propostas concretas e garantir agilidade e continuidade do processo de negociação sobre as pendências que ficaram dos acordos assinados em 2008. De acordo com a presidente da CNTSS, Maria Aparecida Godói, a realização deste encontro é fruto da grande manifestação ocorrida no último mês de março. Organizado pela Confederação e CUT, o ato reuniu caravanas de servidores do Ministério da Saúde de todo o País. “Queremos processo de negociação e não apenas a realização de reuniões de grupos de trabalho técnico’, explica Maria Aparecida.

Na oportunidade, serão debatidos temas como a revisão da tabela salarial do MS que ficou muito defasada em relação às demais tabelas do funcionalismo público federal e a situação funcional dos servidores do Ministério da Saúde cedidos ao SUS. Neste mesmo dia, a CNTSS também deve se reunir com o novo ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas. Em pauta, a discussão sobre assuntos referentes aos servidores do INSS, como os problemas gerados pela avaliação de desempenho; atribuições dos assistentes sociais; reestruturação da Carreira do Seguro Social e a jornada de trabalho excessiva dos servidores que atendem ao público nas Agências da Previdência Social.

Atividades programadas para o dia 13/04, em Brasília e no Recife

Manifestação pela Jornada de 30 horas Semanais para os profissionais da enfermagem, com a participação de representantes do Sindsprev-PE, na Câmara dos Deputados, das 9h às 21h

Abordagem aos parlamentares federais de Pernambuco, com a entrega de documento solicitando apoio a Jornada de 30 horas para a enfermagem e as reivindicações dos servidores da Previdência, da Saúde, do Trabalho e ANVISA. A mobilização, promovida pelo Sindsprev-PE em conjunto com os servidores, será realizada no Aeroporto Internacional dos Guararapes, a partir das 5 horas da manhã.

Ato em Defesa dos Servidores Públicos Federais promovido pela CUT-PE, Sindsprev-PE; Sintrajuf-PE e Sindsep-PE, na Praça da Carmo, das 8h às 12h. A manifestação é contra o Projeto de Lei 549/2009, que congela os salários no setor público até 2019. Haverá atendimento gratuito para a população, como orientação sobre aposentadoria e outros serviços realizados pelo INSS, aferição de pressão e verificação da taxa de açúcar no sangue.