Sindsprev critica Plano de Ação do INSS 2010

No dia 29/01, dirigentes do Sindsprev deram continuidade à avaliação dos impactos do Plano de Ação do INSS 2010, iniciada dois dias antes. A conclusão preliminar do Sindicato é que o novo plano, em vigor desde o início deste mês, provoca um aumento considerável de tarefas para os servidores do órgão.

Além das atribuições normais, os trabalhadores do INSS estão sendo obrigados a realizar novas tarefas: alimentar o CNISVR (vínculos, tempos extemporâneos, contribuições etc.), SARCI, CADPF e o CNIS-Cidadão. E ainda, proceder a atualização dos dados previdenciários e posterior homologação. A principal preocupação do Sindsprev é que esta nova sobrecarga de trabalho impeça o cumprimento das metas estabelecidas para a avaliação institucional.

O Sindicato critica as medidas do INSS, pois se as tarefas aumentam, diminui o tempo para sua execução, sem levar em consideração elementos importantes, como: redução do quadro de servidores das APS’s, em função de aposentadorias e adoecimentos constantes; evasão de cerca de 30% dos novos concursados; condições de trabalhos que já eram inadequadas para as atividades anteriores.

Diante desse quadro, os servidores correm o risco de serem avaliados negativamente por algumas chefias, que poderão não considerar os problemas levantados. Para discutir o assunto, o Sindsprev vai marcar reuniões com o superintendente e os gerentes regionais do INSS e visita aos locais de trabalho.