Problemas dos assistentes sociais são discutidos

Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), juntamente com o presidente da Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Ivanete Boschetti, reuniram-se no último dia 2/2 com  o secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.  Foram discutidas as questões e problemas enfrentados pelos assistentes sociais do INSS.

Na oportunidade, foi entregue pela presidente do CFESS, Ivanete Boschetti, um documento elaborado exclusivamente para o ministério abordando quatro pontos que devem ser analisados com caráter de urgência pelo órgão:

a exigência de gestores do INSS de que os assistentes sociais executem ações estranhas às previstas na lei que regulamenta a profissão; fragilidade das condições técnicas e éticas de trabalho; demora na publicação de ato normativo sobre as atribuições e competências do assistente social no INSS equantitativo de profissionais não suficientes em  face de não nomeação de mais de 50% dos candidatos aprovados no concurso.

Foi também solicitada agilidade na tramitação do processo 04500.006030/2007-24, que define as atribuições dos assistentes sociais no INSS, e a contratação imediata de 450 profissionais para o Instituto. Esta reunião desencadeou vários compromissos assumidos pelo Secretário Executivo Carlos Eduardo Gabas:

Agendamento de reuniões com o presidente do INSS, Valdir Moyses Simões, com o diretor de RH do INSS, Walter Shiguero, o próprio Gabas e as presidentes da CNTSS e do CFESS para darem encaminhamento às reivindicações apresentadas pelas instituições

O Secretário Executivo do INSS agendará também uma reunião com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), tendo em vista acelerar a tramitação do processo que define as atribuições dos Assistentes Sociais,  com a contratação de 450 profissionais para o INSS

Ele também afirmou que fará reuniões com gestores do INSS em âmbito nacional para discutirem as questões relacionadas às atribuições dos assistentes sociais no INSS, juntamente com a CNTSS e o CFESS.

Após a reunião, tendo em vista as agendas e o feriado do Carnaval, foi sinalizada uma próxima conversa, até o fim de fevereiro, para verificar o andamento das reivindicações.

A conselheira do CFESS e assistente social do INSS, Marinete Cordeiro Moreira, e a convidada do CFESS para a reunião, Maria do Socorro Cabral, fizeram questão de reiterar os problemas enfrentados pela categoria no INSS.

“A CNTSS e seus sindicatos tem feito o debate com a sociedade, tanto na aprovação e regulamentação do SUAS e a necessidade de definir o papel destes profissionais. Grande parte dos assistentes sociais estão trabalhando em desvio de funções, sofrendo assédio moral.  Estamos finalmente avançando nestas questões que tanto afligem essa categoria tão importante para o ramo da seguridade e para a sociedade”, finaliza Maria Faria.

Após essa agenda com o MPOG, no final de fevereiro, a CNTSS estará na primeira semana de março realizando um encontro com todos os assistentes sociais do INSS, da base da confederação, para divulgar o resultado de suas reivindicações. Assim que forem definidos o local e a data do evento, a CNTSS divulgará em seu site.

.

Fonte: Clara Bisquola - Imprensa CNTSS/CUT