CNTSS e FNE buscam apoio para as 30 horas

Continua intensa a mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 2295/00 que institui a jornada de 30 horas para a Enfermagem. Na quarta-feira, 10/02, a presidente e o diretor da CNTSS/CUT, Maria Godoi e Irineu Messias; a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Silvia Casagrande, e a presidente de honra da FNE, Maria Natividade Gomes, reuniram-se com o chefe do gabinete pessoal do presidente Lula, Gilberto Carvalho. Duas solicitações foram feitas à Carvalho: a primeira que o governo oriente sua base para votar favoravelmente ao projeto e que o presidente Lula sancione-o depois de aprovado pela Câmara.

Durante a reunião foi relatado que um projeto semelhante, aprovado pelo Congresso em 1995, foi vetado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. As entidades ressaltaram as características diferenciadas da categoria em lidar, diariamente, com exposição a ambientes insalubres, com a fragilidade do paciente e de sua família; com a vida do outro num momento de maior vulnerabilidade que o ser humano se encontra e muitas vezes com a morte do paciente. Esses fatores expõem a categoria a um desgaste físico e emocional muito maior que os demais profissionais da saúde. Outro argumento ressaltado é que hoje são mais de 1 milhão e 300 mil profissionais de enfermagem em todo país, o que torna o projeto de grande relevância social.

Carvalho mostrou-se sensibilizado com a reivindicação das entidades. Ele reconheceu a luta que os profissionais de enfermagem vêm travando há anos para a regulamentação de sua jornada de trabalho. Como encaminhamento do encontro, Carvalho conseguiu para o mesmo dia uma audiência com as entidades e o líder do Governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT/SP).

Colégio de Líderes é quem define a pauta de votação

Articulada pelo chefe de gabinete do presidente Lula, Silvia Casagrande e Irineu Messias reuniram-se com o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vacarezza (PT/SP), na tarde da quarta-feira, 10/02.

O deputado mostrou-se favorável a que ele seja votado o mais rápido possível, entretanto, ponderou que essa decisão cabe ao Colégio de Líderes. Por força regimental é esse Colégio, composto pelos líderes de todos os partidos, que define os temas que serão votados.

A FNE vem fazendo uma campanha para pressionar os líderes partidários a colocarem o projeto em pauta. Na semana depois do Carnaval, haverá intensa mobilização da entidade, em Brasília, para pressionar o Colégio de Líderes a colocar o projeto em pauta. É importante que categoria continue mobilizada enviando mensagens aos deputados líderes de bancada. Você pode enviar automaticamente clicando no link abaixo:

Confira a lista dos líderes de partidos.

Líderes Partidários da Câmara

HENRIQUE EDUARDO ALVES (PMDB/RN) - dep.henriqueeduardoalves@camara.gov.br