China torna-se a maior exportadora do planeta


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

A arrancada no comércio internacional é uma das faces mais evidentes e ruidosas da presença crescente da China no cenário global. Os chineses alcançaram em 2009 a primeira colocação no ranking de exportações, à frente da Alemanha, líder desde 2000. A China aproveitou o tombo alemão, de 18,4% em relação a 2008, para levar a liderança, ainda que o total exportado pelas empresas chinesas também tenha recuado em comparação ao ano anterior.

O que os chineses fizeram de diferente? Para dar maior competitividade aos produtos nacionais, atrelaram o yuan ao dólar, deixando a sua moeda se desvalorizar significativamente em relação às demais, inclusive o euro, o que provocou críticas de líderes do mundo inteiro. Alheia às reclamações, a China acelerou a venda de produtos industrializados, responsáveis no ano passado por 95% da sua pauta de exportações.

Com 2,4 trilhões de dólares em reservas, larga escala e investimentos pesados em inovação, a China disputa os segmentos mais dinâmicos da economia e tem boa chance de ultrapassar em breve o Japão no ranking por PIB. Joga ainda um papel decisivo como consumidora de produtos primários, destaque para o minério de ferro e soja brasileiros.

 

Fonte: www.cartacapital.com.br – 11/02/2010

« Voltar