Manifestação reúne mais de 600 servidores do MS

.

Na última terça (30/03) e quarta-feira (31/03), caravanas de servidores do Ministério da Saúde (MS) dos estados de SE, BA, GO, MA, MS, DF, PE e representantes de AL e SP participaram de um ato político na Câmara dos Deputados, no Auditório Nereu Ramos. A manifestação teve a participação de deputados que demonstraram solidariedade aos trabalhadores da saúde, que reivindicam do Governo Lula a reabertura imediata de um processo de negociação para a revisão da tabela salarial da categoria.

Organizado pela CNTSS e CUT nacional, o movimento também tem o objetivo de debater a situação funcional dos trabalhadores da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST). Outra reivindicação importante é uma ação efetiva por parte do Ministério para combater o assédio moral e o abuso de poder que vêm sendo praticados contra os servidores cedidos ao SUS e uma definição da situação funcional desses trabalhadores.

Os manifestantes visitaram os gabinetes dos senadores e deputados e entregaram  documento produzido pela Confederação com a lista dos estados que participaram dos protestos e as reivindicações dos trabalhadores. Também foi entregue documento da CPST ao presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Jr. Além disso, aconteceu audiência com o Secretário Executivo da Secretaria Geral, Antônio Roberto Lambertucci e realizados atos relâmpagos em frente aos Ministérios da Saúde, Trabalho e do Planejamento.

No final do dia, as caravanas continuaram fazendo pressão e em seguida retornaram aos estados de origem, entre elas a de Pernambuco, que enviou três ônibus para participar da mobilização nacional. Nesta semana, os representantes da CNTSS vão agendar audiência com o novo Ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, para fazerem o debate sobre a GDASS, carga horária excessiva e condições dignas de trabalho.

Para o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio, a CNTSS e os Sindsprevs vão continuar criticando esta postura do Governo e debatendo na mesa setorial sugestões de como solucionar esses graves problemas que afligem os servidores da Saúde e Previdência.