Entidades mantêm mobilização pela aprovação das 30 horas

Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de todo o país ocuparam a Câmara Federal ontem, 14/04, numa grande mobilização em defesa da jornada de 30 horas semanais. Os profissionais querem a aprovação do PL 2295/2000, do Senado Federal, ao qual estão apensados – os PLs 969/1999 (Marcos de Jesus-PTB/PE), 2169/99 (Fernando Coruja- PDT/SC) e 1891/2007 (Mauro Nazif-PSB/RO) que tratam sobre a alteração da jornada dos trabalhadores da enfermagem.

A mobilização foi marcada por várias atividades, como ato público, lotação do plenário e tentativa de reunião com o presidente da Câmara Federal,  Michel Temer. Alguns deputados expressaram a importância da inclusão do PL 2295/2000 na ordem do dia para votação no plenário da Câmara dos Deputados e, posterior sanção da lei pelo Presidente da República. O presidente da Câmara informou que a inclusão do PL na pauta depende do destravamento da pauta que está trancada com nove medidas provisórias aguardando votação.

A Mobilização Nacional em defesa da jornada de 30 horas para a Enfermagem continua durante todo o dia de hoje, 14/04. Os profissionais e as entidades, entre elas a CNTSS/CUT, estarão solicitando o apoio dos deputados para que o PL entre em votação após o destravamento da pauta.

Enfermagem vale a vida - a Jornada de 30 horas semanais é uma luta pela valorização dos trabalhadores da Enfermagem formada especialmente por mulheres que, além das atividades profissionais, desempenham dupla e tripla jornada com as responsabilidades na família. A Organização Internacional de Trabalho (OIT) recomenda a jornada de 30 horas/semanais por ser melhor para os pacientes e para os trabalhadores da saúde do mundo inteiro.

Na II Conferência Nacional de Recursos Humanos para a Saúde, em 1993, iniciou a defesa dessa redução da jornada, hoje de 40 horas/semanais, e todas as conferências nacionais, estaduais e municipais que vierem em seqüência aprovaram as 30 horas, como condição essencial para bem cumprir sua função.