Sindsprev critica formato da Avaliação de Desempenho

No dia 24 de maio, na Superintendência Regional Nordeste do INSS, os dirigentes do Sindsprev-PE Luiz Eustáquio, José Bonifácio e Irineu Messias reuniram-se com o superintendente substituto, José Márcio Dubard, e o assessor técnico João Maria. O Sindicato manifestou opinião contrária à forma como os gerentes das Agências da Previdência Social (APS’s) estão realizando as avaliações de desempenho.

Entre os absurdos cometidos estão: assédio moral e perseguição a diretores do Sindicato. As chefias das APS’s não estão seguindo as orientações da Instrução Normativa (IN) 38/09, no que se refere à avaliação sistemática e contínua dos servidores.

A direção do Sindsprev solicitou que a superintendência oriente aos gerentes executivos a obedecerem a IN 38/09. Caso contrário, eles não têm condições de dar uma pontuação menor aos servidores, o que acarretaria em perda financeira.

A direção do Sindicato solicitou à superintendência que oriente os gerentes executivos para que eles ofereçam aos chefes, após o presente ciclo avaliativo, melhor preparação visando usar os procedimentos da avaliação, conforme a IN 38/09.

“Somos contrários ao atual modelo de avaliação que oscila os salários e penaliza aposentados. A avaliação de desempenho deve ser utilizada no desenvolvimento da carreira e no aprimoramento profissional. Nunca para prejudicar o servidor que perde parte significativa de sua remuneração no momento da aposentadoria”, explicou Irineu.

Os diretores exigiram a imediata realização das reuniões do Comitê Regional da Avaliação de Desempenho (CGRAD’s) e dos Subcomitês da Avaliação de Desempenho que funcionam em nível das Gerências Executivas. Apenas a Gerência do Recife promoveu sua reunião.

Estratégias – O Sindicato vai produzir uma cartilha com análise crítica sobre o método, recomendações e orientações ao servidor de como se proteger das injustiças geradas por atitudes arbitrárias de algumas chefias.

Realização de reuniões periódicas com os representantes eleitos das CAR’s, SAD’s, CGRAD’s e reuniões nos locais de trabalho. Os encontros visam discutir os procedimentos da avaliação de desempenho contido na IN 38 e nos decretos e portarias e conscientizar as chefias a não cometerem abusos.

Criação de e-mail específico, por gerência executiva, para que os servidores denunciem anonimamente os desvios cometidos, as dificuldades enfrentadas nesse processo e as suas sugestões. O Sindicato fará o monitoramento dessa ação.