Grito dos Excluídos vai enfatizar luta por direitos


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Integrantes  de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças e representações populares de todo o país vão participar nesta terça-feira, dia 7/09, do Grito dos Excluídos. A concentração acontecerá a partir das 8h, na Praça Oswaldo Cruz, e o desfile está previsto para iniciar às 10h, seguindo pelas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, Dantas Barreto, terminando no Pátio do Carmo.

Em sua 16ª edição, o Grito dos Excluídos tem como lema Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular”. O Grito  traz para a discussão a vida e os direitos e o Plesbiscito Popular pelo limite da propriedade da terra.  Também abre espaço para a reflexão sobre a violência e o extermínio da juventude brasileira e  o processo eleitoral, centrando a discussão em critérios éticos para a construção de uma democracia popular.

 Por que o Grito acontece - 7 de Setembro de 1822 entrou para a história nacional como o Dia da Independência do Brasil, mas os movimentos sociais defendem que o país ainda não se constituiu em uma nação livre e soberana, na qual o povo possa definir o seu destino.

Por este motivo, além dos desfiles oficiais e comemorações, milhares de pessoas saem às ruas para participar do desfile do Grito dos Excluídos, manifestação popular para denunciar todas as formas de exclusão.

« Voltar