Negociação com o governo não avança e continua greve

Há mais de três meses em greve, os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ainda não têm previsão para retornar às atividades. No último dia 3, representantes de mobilização do MTE, CUT Nacional, CNTSS e de outras entidades voltaram a cobrar uma proposta que atenda às reivindicações dos servidores em greve.

As alternativas expostas pelo Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva, não acrescentaram nenhuma novidade ao processo de negociação. Ele voltou a falar da proposta anteriormente apresentada, que inclui racionalização de cargos, possível enquadramento, consolidação das carreiras transversais e a realização de uma oficina para debater em conjunto a Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST).

Para o dirigente da CNTSS/CUT e do Sindsprev/PE, Irineu Messias, as propostas mencionadas acima não atendem às reivindicações dos servidores do MTE, como também as dos trabalhadores dos ministérios da Saúde e Previdência Social. De acordo com ele, as propostas não apontam para a revisão da tabela salarial das categorias, uma das mais baixas da administração pública federal.

O Sindsprev/PE e a CNTSS continuarão na pressão e mobilização para a abertura de um efetivo processo de negociação, visando à revisão da tabela salarial e de uma proposta que resolva o impasse da greve do MTE.

.