Servidores do INSS de Pernambuco suspendem greve

Os servidores do INSS de Pernambuco decidiram suspender a greve na assembléia da quarta-feira passada, dia 15/07, retornando ao trabalho no dia seguinte. Foram 21 dias de intensas mobilizações nas Agências da Previdência Social do estado.

A categoria permanece em estado de greve, trabalhando e debatendo a pauta de reivindicações nos locais de trabalhos. Além disso, através do sindicato, acompanha as negociações entre as entidades representativas e o Governo Lula.

Os avanços foram conquistados pela força da nossa greve, entre eles: votação do projeto de lei que reabre o prazo de opção pela Carreira do Seguro Social, em agosto de 2009; reconhecimento pelo governo sobre o impacto que tem a parcela variável na remuneração dos servidores, o que será debatido no Grupo de Trabalho (GT) da Carreira do Seguro Social; instalação do grupo de trabalho para discutir a jornada de trabalho; retirada do PL 248/98 que permite a demissão de servidores por insuficiência de desempenho.

Em Brasília, dirigentes do Sindsprev-PE e da CNTSS estão na luta para reverter a posição intransigente e inaceitável do Governo Lula de aplicar o código 28 com o desconto dos dias parados e impor multas milionárias contra os sindicatos.

Na quinta, 16/07, foram feitos contatos com os deputados Maurício Rands e Paulo Rocha, solicitando resposta do Governo sobre os dias parados. Em relação às multas, os parlamentares sugeririam a formação de uma comissão de parlamentares, CNTSS e Fenasps, visando definir uma saída negociada junto ao Executivo e Judiciário.

A força da greve foi construída com a participação, determinação e coragem de cada servidor na defesa de seus direitos. Vamos continuar mobilizados para as conquistas e vitórias que merecemos.