Metalúrgicos da GM fazem paralisação contra demissões em SP

Cerca de três mil metalúrgicos da fábrica da General Motors (GM) em São José dos Campos, no estado de São Paulo, pararam as atividades hoje (13) durante uma hora em protesto contra as 802 demissões anunciadas pela montadora nos últimos dias. No período da tarde, os manifestantes voltam a se reunir em assembléia.

Segundo informou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, os funcionários reivindicam a estabilidade no emprego, além da readmissão dos empregados que foram dispensados recentemente.

Nesta segunda-feira, 12/01, a montadora anunciou que demitirá 744 trabalhadores que têm contratos por tempo determinado, mas que ainda não venceram.

"É um absurdo que os empresários queiram que os trabalhadores paguem pelo preço de uma crise que não foram eles que criaram. Vamos à resistência e cobrar das autoridades uma atitude, porque, até agora, eles não fizeram nada em defesa do emprego", destacou o diretor do sindicato, Vivaldo Moreira Araújo. (Fonte: Agência Brasil)

IBGE: desaceleração industrial é sinal de que a crise chegou

A queda de 0,6% registrada em novembro no nível de emprego na atividade fabril reflete o menor dinamismo que atingiu a produção industrial no Brasil a partir de outubro. A avaliação é do economista coordenadoria de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) André Macedo. Segundo ele, esse movimento ocorre em conseqüência do agravamento da crise financeira internacional que dá sinais de estar atingindo a atividade.

O resultado da Pesquisa Mensal de Emprego e Salários, divulgada nesta terça-feira (13) pelo IBGE mostra que em novembro o emprego na indústria teve o pior desempenho desde outubro de 2003, quando houve queda de 0,7%.
De acordo com Macedo, o desempenho foi prejudicado por paradas técnicas não planejadas e férias coletivas concedidas nesse período. "Esses fatores já haviam afetado a produção industrial nos meses de outubro e novembro e agora se refletem nas variáveis do mercado de trabalho".

E arremata: "Sempre que ocorre um menor dinamismo na atividade produtiva ocorrem reflexos num primeiro momento no número de horas pagas e em seguida no pessoal ocupado na atividade", afirmou.
Segundo a pesquisa do IBGE, em novembro as horas pagas registraram queda de 1,7%, a maior retração já observada desde o início da série, em janeiro de 2001. O levantamento mostra, ainda, que o valor da folha de pagamento do pessoal ocupado na atividade encolheu 2,7% frente a outubro.

Demissões
A GM anunciou nesta segunda-feira a demissão de 744 funcionários da unidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, onde são produzidos modelos como Corsa, Meriva, Zafira, Montana e S10.

Desse contingente, 144 funcionários eram efetivados da GM, enquanto os outros 600 tinham contrato temporário com vencimento em junho. Eles haviam sido contratados para suprir o aumento acima das expectativas nas vendas até setembro de 2008, mas com o desaquecimento do setor a partir daí, a montadora viu-se obrigada a diminuir a produção de veículos e reduzir o número de operários.
(Com Agência Brasil - Fonte:
www.diap.org.br – 13/02/2009)