14º Grito dos Excluídos: “A Vida em primeiro lugar: direitos e participação popular”

Nesta quinta, 04/09, ocorre uma coletiva de imprensa com os organizadores para divulgar as atividades do acontecimento.

Participam da coletiva o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, dom Pedro Luiz Stringhini, e o coordenador nacional do Movimento Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, além de outros representantes dos movimentos sociais, como o Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua em São Paulo, a 11ª Romaria a Pé e a 21ª Romaria dos Trabalhadores.

Nesta 14ª edição do evento, as iniciativas do Grito dos Excluídos visam somar esforços em defender todas as formas de vida, desde o seu início até o seu declínio natural.

O grito visa também:

- Lutar contra as formas de exclusão e as causas que levam o povo a viver em condições de vida precárias e muitas vezes sem perspectiva de futuro;

- Denunciar a política econômica que privilegia o capital financeiro em detrimento dos direitos sociais básicos;

- Construir alternativas que tragam esperança aos excluídos e perspectivas de vida para as comunidades locais;

- Promover a pluralidade e igualdade de direitos, bem como o respeito nas relações de gênero, raça e etnia.