CUT vai apresentar estudo que comprova que União é devedora da Previdência e da Seguridade Social

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a bancada dos trabalhadores vão apresentar nesta terça-feira, 03/07, durante a 8ª reunião do Fórum Nacional da Previdência Social (FNPS), um estudo que comprova que o Orçamento da Seguridade Social é superavitário e que o uso da DRU (Desvinculação das Receitas da União) tem desviado recursos constitucionalmente destinados apenas à Seguridade Social.

Os dados que serão apresentados demonstram que, portanto, a União também é devedora do sistema e foram elaborados pela professora Denise Lobato Gentil, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O objetivo da CUT é convencer os demais participantes do Fórum – governo e empresariado – de que a Previdência Social deve ser analisada como integrante de um sistema amplo chamado Seguridade Social (segundo preceitua o artigo 195 da Constituição), e que seu orçamento é superavitário. Portanto, as propostas de retirada de direitos, ainda que futuros, não se sustentam.

A Central é contra a retirada de direitos e defende que a inclusão dos trabalhadores que atualmente não contribuem para a Previdência é o único caminho para se fazer justiça social, ao mesmo tempo em que garante a futura saúde financeira do sistema.

Ocupação do Congresso Nacional

Nesta quarta-feira, 04/07, lideranças da CUT vindas de todas as regiões do Brasil vão realizar a chamada Ocupação Pacífica do Congresso Nacional. Percorrerão gabinetes e comissões com o objetivo de pressionar os parlamentares a votarem a favor de interesses da classe trabalhadora.

O tema da atividade é "Vote com a CUT" e os pontos de a central vai defender na Ocupação Pacífica são os seguintes:
- contra a emenda 3 e a favor do veto presidencial
- pela retirada do PLP 01/07
- pela negociação coletiva no setor público
- pelo direito irrestrito à greve no setor público
- por uma Previdência Social Pública, universal e sem retirada de direitos
- por uma educação pública de qualidade

Mais informações podem ser obtidas com Isaias Dalle (11) 2108-9120 e 9101-3307.
Fonte: www.diap.org.br – 02/07/2007