Confira quanto cada brasileiro gasta para sustentar deputados e senadores

Estudo da ONG Transparência Brasil revela que o Congresso Nacional custa para o bolso dos brasileiros anualmente R$ 32,62 – Câmara dos Deputados, R$ 18,14; e Senado Federal, R$ 14,48. O estudo mostra ainda que a assembléia legislativa mais cara por habitante é a do estado de Roraima — R$ 145,19, e a mais barata é a de São Paulo — R$ 10,63.

Entre as capitais dos estados, a Câmara de Vereadores mais cara por habitante é a de Palmas (TO), que custa anualmente R$ 83,10 para cada morador da cidade. A mais barata é a de Belém (PA), que custa R$ 21,09, por habitante ano.

Para fazer o estudo, a ONG trabalhou com dados e informações dos orçamentos da União e dos estados brasileiros.

Gastos com o Legislativo Federal

O Congresso Nacional está orçado no Orçamento Geral da União em R$ 6,1 bilhões. É quase a soma de todos os orçamentos destinados aos legislativos estaduais e as câmaras de vereadores das capitais dos estados – R$ 6,4 bilhões.

O Legislativo Federal, com seus 594 congressistas – Câmara (513) e Senado (81) – custa exatamente para o bolso do brasileiro R$ 6.092.345.781, por ano.

As assembléias legislativas, que têm 1.059 deputados estaduais, custam para os cofres das unidades da Federação R$ 4.897.904.436. Já as câmaras de vereadores das capitais, que juntas têm 707 parlamentares, consomem R$ 1.465.003.593.

Câmara

Os 513 deputados e toda a infra-estrutura, incluindo pessoal, da Casa consomem por ano dos cofres públicos R$ 3.387.603.958. São R$ 6.603.516,49 por deputado ao ano.

Senado

A Casa e os 81 senadores custam para a União R$ 2.704.741.823. A despesa por senador é de R$ 33.391.874,36. Trata-se de um orçamento bastante confortável por legislador, segundo o estudo da Transparência Brasil.

Fonte: www.diap.org.br – 12/06/2007