Previdenciários exigem melhoria de condições de trabalho e de atendimento na Saúde e INSS

No dia 24/04, os previdenciários de Pernambuco realizam ato público pela reabertura da Agência da Previdência Social (APS) de Casa Amarela, fechada há mais de quatro anos. Organizado pelo Sindsprev-PE, o protesto tem como objetivo principal denunciar o abandono dos serviços públicos de Previdência Social e Saúde no nosso estado e no Brasil.

Durante quatro anos, os servidores de Casa Amarela estão trabalhando na APS do Corredor do Bispo. Se o ambiente já não é adequado para um posto, imaginem para dois num local só. No caso de Vitória de Santo Antão, o prédio foi concluído em maio do ano passado, mas não foi reaberto, porque não foram adquiridos os móveis e existem problemas com o serviço de instalação de pontos lógicos.

O descaso para com os serviços públicos essenciais vem ocorrendo há muito tempo, porém continua no Governo Lula, que já está no segundo mandato, e demonstra uma grave falta de compromisso para com os servidores e os usuários, particularmente da Previdência Social.

Em Pernambuco, alguns postos do INSS são fechados e passam anos e anos para serem reabertos, como é o caso de Casa Amarela, Vitória de Santo Antão, entre outros. Muitos continuam funcionando, mesmo sem condições de trabalho, como sistema informatizado lento; equipamentos sem manutenção; computadores e aparelhos de ar condicionado quebrados; extintores vencidos; instalações elétricas e hidráulicas deficientes; infiltrações e rachaduras nos prédios; falta de segurança e de limpeza e outros problemas específicos de cada local.

Desde o ano passado, o secretário de Políticas para o Interior, César Martins, juntamente com outros dirigentes do Sindsprev visitaram diversas agências da Previdência Social do Sertão até a Região Metropolitana do Recife e constataram diversas irregularidades. Problemas mais graves foram verificados nas APS de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Araripina, Ouricuri, Carpina, Goiana, entre outras.

“Um problema comum a todos os locais de trabalho é a quantidade de servidores que é insuficiente para atender a demanda. Além de melhorar as condições de trabalho, a direção do INSS, o Ministério da Previdência Social, enfim, o Governo Federal precisa tomar medidas urgentes para melhorar o atendimento à população”, defende Luiz Eustáquio.

No setor da saúde, nossa principal reivindicação é a conclusão das obras do Bloco G do Hospital Getúlio Vargas (HGV), iniciadas há quase três anos. Atualmente, está funcionando apenas a Emergência e faltam as áreas que abrigam ambulatório, lavanderia e refeitório.

O Sindsprev-PE esclarece que esta luta visa exigir um melhor atendimento à população. Por isso, é importante que os usuários e outros segmentos sociais compreendam e apóiem esse movimento que é de todos nós.