I Encontro Regional dos Trabalhadores do Ramo da Seguridade Social

A CNTSS-CUT realizou entre os meses de novembro e dezembro de 2006, o I Encontro Regional dos Trabalhadores da Seguridade Social, com a proposta de reaproximar, reconstruir e fortalecer as relações entre as entidades do ramo da seguridade social, com a Confederação e CUTs Estaduais das seis regiões onde foram realizados os encontros.

O primeiro passo para este fortalecimento foi à ida da CNTSS/CUT até as regiões com a intenção de discutir as relações, necessidades, dificuldades e demandas dos diferentes setores na esfera federal, estadual, municipal, setor privado, categorias e dos agentes comunitários de saúde. Além de permitir a participação de um número maior de dirigentes e entidades.

O segundo passo e de grande relevância foi à discussão da criação de federações estaduais ou interestaduais do ramo da Seguridade Social nos estados com o objetivo de conduzir, assistir, defender e representar os sindicatos e trabalhadores em negociações e dissídios coletivos, bem como a consolidação das entidades do ramo.

Em todos os encontros a CNTSS-CUT contou com grande representatividade de todos os estados e de entidades de

várias categorias e das três esferas, além dos Agentes Comunitários. Os Encontros foram divididos nas seguintes regiões:

Nordeste I, realizado na Bahia, nos dias 20 e 21 de novembro de 2006, com participação dos estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

Nordeste II, realizado em São Luis, nos.

dias 23 e 24 de novembro de 2006, com a participação dos estados de Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Piauí.

Norte I e II, realizado em Belém, nos dias 24 e 25 de novembro de 2006, com a participação dos estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre e Pará.

Sudeste, realizado em São Paulo, nos dias 27 e 28 de novembro de 2006, com a participação dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Sul, realizado em Curitiba, nos dias 29 e 30 de novembro de 2006, com a participação dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Centro-Oeste, realizado em Brasília, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2006, com a participação dos estados de Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.