Câmara Federal faz esforço concentrado para destravar pauta

Com a estréia da seleção brasileira na Copa do Mundo nesta terça-feira, 13/06, às 16h, e o feriado nacional de Corpus Christi na quinta-feira, 15/06, os líderes articularam uma agenda para que a Casa se adapte à situação e seja produtiva esta semana.

A pauta está travada por três medidas provisórias. Assim, haverá três sessões em dois dias para liberar a pauta. Na terça-feira, haverá sessão extraordinária às 9h. Para quarta-feira, 14/06, estão marcadas sessões para as 9 e 14h. A primeira medida provisória a ser analisada pelos deputados é a MP 285/06. Ela deve provocar debates no plenário, pois trata da renegociação de dívidas rurais de agricultores situados na área de atuação da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).

Na primeira votação, ocorrida na Casa no dia 17 de maio, foi aprovada emenda do deputado Nélio Dias (PP/RN) à MP, com o texto integral do PL 4.514/04, que havia sido vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa emenda beneficia dívidas de qualquer valor contratadas em diversas fontes de financiamento.

Grandes produtores
O projeto de lei de conversão que retorna do Senado retoma e amplia o texto proposto pelo relator da matéria na Câmara, deputado Eunício Oliveira (PMDB/CE). De acordo com a redação aprovada pelos senadores, os grandes produtores também poderão financiar suas dívidas com valores originais de até R$ 100 mil.

O Senado aprovou ainda vários outros benefícios para agricultores com dívidas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como bônus de adimplência, garantia de preços e descontos. Para os plantadores de soja, o texto autoriza as instituições financeiras a concederem crédito rural na modalidade de comercialização para quem adquirir em leilões prêmios vinculados à safra de soja 2005/2006.

Benefícios da Previdência
A segunda MP que deve ser votada para destrancar a pauta é a 291/06, que reajusta em 5%, a partir de 1º de abril de 2006, os benefícios mantidos pela Previdência Social acima de um salário mínimo. O processo de votação da medida já começou e os partidos de oposição tentarão aprovar uma emenda do senador Paulo Paim (PT/RS), que concede aumento de 16,67% aos aposentados e pensionistas, mesmo índice aplicado ao reajuste do salário mínimo.

O Governo pretende garantir o reajuste de 5% para os proventos da Previdência Social de valor acima de um salário mínimo nessa medida, pois na MP 288/06, já votada pela Câmara, foi aprovada outra emenda com reajuste de 16,66%.

A terceira medida provisória em pauta é a 292/06, que modifica diversos dispositivos legais relacionados aos imóveis da União, para facilitar a regularização de assentamentos e o acesso a terreno ou a moradia para a população de baixa renda, definida pela MP como aquela com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Pauta destravada
Depois de destravada a pauta, os deputados poderão votar outras matérias. Um acordo firmado entre as lideranças partidárias nesta semana prevê a votação do PLP 123/04, que cria o Super-Simples, um regime diferenciado de tributação para as micro e pequenas empresas em relação aos tributos da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
Outra matéria sobre a qual há acordo para continuar sua votação é o PL 5.524/05, que cria a loteria Timemania. Os deputados têm de terminar a apreciação das emendas do Senado ao texto.

Fonte: www.diap.org.br – 12/06/2006