Conferência Nacional debate direitos da terceira idade


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email

Na terça-feira, 23/05, em Brasília, foi iniciada a 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que tem como objetivo a implantação de uma rede de proteção e defesa desta parcela da população brasileira — cerca de 14,5 milhões de pessoas, segundo o Censo 2000. O evento será realizado até sexta-feira, 26/05, no Hotel Nacional.

A abertura do evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e o secretário Nacional de Assistência Social, Osvaldo Russo, entre outras autoridades.

Na quarta-feira, 24/05, o ministério fez o lançamento da Cartilha do BPC - manual com orientações para idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada.

O BPC é um benefício integrante do Sistema Único de Assistência (SUAS), que garante um salário mínimo mensal aos idosos com 65 anos e às pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente e para o trabalho.

Nos dois casos, a renda familiar per capita dos beneficiários tem de ser inferior a um quarto do salário mínimo. Em 2005, o BPC atendeu 2,2 milhões de pessoas, com a transferência de R$ 7,5 bilhões. Para 2006, serão 2,5 milhões de beneficiados com recursos de R$ 9,7 bilhões.

Debates
A 1ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa está debatendo temas como: "Violência e maus tratos contra a pessoa idosa"; "Envelhecimento e gênero"; "Educação, cultura, esporte e lazer"; e "Controle social - o papel dos Conselhos".

As conclusões da 1ª Conferência serão consolidadas em relatório a ser publicado e enviado a autoridades e lideranças da sociedade.

Com Agência Informes
Fonte: www.diap.org.br – 24/05/2006

« Voltar