Pluraridade de idéias marcam debates do 11° CUT/PE

Com o tema principal " Desenvolvimento com Distribuição de Renda" foi aberto oficialmente no final da tarde do dia 1 de Maio, no auditório da Faculdade de Ciências da Administração da Univesidade de Pernambuco (FCAP/UPE), o 11 Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE).

A mesa de abertura foi composta pelos sindicalistas Messias Melo, Heleno Araújo, Valéria Silva e pelos representantes do Fórum de Mulheres, PT, PC do B e da UNE, sob a coordenação de Sérgio Goiana. Foram anotadas as presenças de deputados federais, estaduais, vereadores e entidades ligadas aos movimentos sociais em geral. O auditório da FCAP esteve completamente lotado.

O secretário-geral da CUT-PE, Sérgio Goiana, saudou todos e todas participantes do 11° CECUT, destacando a importância do encontro para os trabalhadores e trabalhadoras, Ele afirmou que durante três dias serão apresentados e discutidos temas que estão na pauta do movimento sindical. Por sua vez, o dirigente da Executiva Nacional da CUT, Messias Melo, comentou sobre a organização e liberdade sindical, o papel e a importância da Central e o cenário político em 2006. O sindicalista foi claro sobre os desafios que serão enfrentados por aqueles que acreditam no debate político/sindical, como instrumento de transformação social.

A secretária de Imprensa da CUT-PE, Valéria Silva, foi enfática em suas palavras e chamou a atenção dos participantes para impedir a volta do neoliberalismo no País e disse que somente com luta e união os trabalhadores podem mudar a conjuntura que hoje cerca o País.

O presidente da CUT-PE, Heleno Araújo, ratificou os compromissos da entidade sindical, avaliou os três de gestão, os rumos do movimento sindical e acentuou que é essencial ampliar direitos sociais e trabalhistas. Ele disse que existia um misto de alegria e tristeza em comemoração ao Dia do Trabalhador e frisou que os desafios são inúmeros. Mesmo assim, havia motivos para comemorar a data. “ Lutar, manter e ampliar nossas conquistas, além de garantir emprego para os 324 mil trabalhadores desempregados na Região Metropolitana do Recife”. Ele disse que a relação do Governo do Estado com os sindicatos do serviço público foi terrível.

Heleno Araújo criticou duramente os gastos de publicidade e o marketing produzido pelo Governo do Estado que passou uma imagem distorcida da realidade enfrentada pela maioria dos pernambucanos. “ Precisamos refletir seriamente sobre os investimentos públicos, os empreendimentos e, sobretudo, a implantação da Refinaria em Suape, como alternativas para resolver a problemática do desemprego que atinge o Estado” enfatizou. A plenária foi encerrada com ato político e cultural.

Por outro lado, nesta terça-feira, dia 02/05, pela manhã, os sindicalistas fizeram exposição e debates sobre a conjuntura internacional, nacional e estadual, além do balanço da CUT nacional estadual. Participaram da mesa de debates os sindicalistas Messias Melo, Heleno Araújo, Zélito Passavante, Valéria Silva, Faustão e Solaney, sob a coordenação de Admirson Junior (Greg). A plenária aberta ao público teve participação expressiva de trabalhadores (as) das áreas rural e urbana que mais uma vez lotaram o auditório da FCAP/UPE. No horário da tarde, houve discussão e votação de emendas sobre eleições, emprego, salário, desenvolvimento, inclusão social, democratização do Estado, políticas públicas e universalização de direitos.

Os debates prosseguem hoje, quarta-feira, 3, e amanhã, quinta-feira, 4, quando será realizada a Plenária final e eleição da nova diretoria da CUT/PE para o triênio 2006/2009.

Fonte: CUT - PE

.