Comunicação sindical prioriza audiovisual para disputar hegemonia

A comunicação sindical está se renovando. Uma das provas disso são duas iniciativas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) que estão trazendo grande retorno aos sindicalistas da Central. Tratam-se de dois programas de TV, um de rádio, iniciados em 2003, e um portal na Internet renovado, que disponibiliza o conteúdo audiovisual destas iniciativas.
O programa ReperCUTe é exibido na TV Bandeirantes aos sábados, das 22h às 22h30. A TVCUT passa na RedeTV aos domingos, das 11h às 11h30. Já o programa de rádio transmite o "Jornal dos Trabalhadores", de segunda a sexta, das 7h às 8h, na rádio 9 de Julho (1600AM).
As equipes são externas e as pautas são construídas a partir da sondagem de leitores no Portal do Mundo do Trabalho, nos mais de 3 mil sindicatos filiados à Central e em debates com a equipe de Comunicação.
Segundo o setor de Comunicação, a CUT possui outras propostas, que inclui editora, revista ("Brasil Sindical"), projetos de formação com ênfase em comunicação. As propostas são feitas periodicamente nas reuniões Executivas da CUT.
A polêmica fica por conta do financiamento das propostas – os posicionamentos se dividem no embate público/privado e na possível interferência que um patrocinador do setor privado poderá trazer para o conteúdo dos programas. Os programas TVCUT e Jornal dos Trabalhadores já completaram um ano de exibição ininterrupta, o que é um fato inédito na história da entidade.
Segundo dirigentes da CUT, o objetivo é claro: disputar a hegemonia da sociedade. A intenção é conhecer as estratégias e lutas dos sindicatos filiados a nível regional e integrá-la com as estratégias nacionais. Os custos de produção e o conteúdo excessivamente "paulista" – pela própria distância – são desafios apontados pela Comunicação da CUT para os programas.
Outro aspecto importante é a busca pela qualidade técnica e a permanente motivação da classe trabalhadora, que deve tomar os programas como um espaço de disputa da hegemonia. A equipe de Comunicação, mais profissional, mantém uma política editorial mais investigativa.
Resultados? O ReperCUTe dá picos de 3 pontos de audiência e o "Jornal dos Trabalhadores" está em 8º lugar entre as 10 rádios AMs mais ouvidas, segundo o Ibope. Além disso, o Portal do Mundo do Trabalho pulou de 1.800 acessos diários para picos de 5.000. Alguns jornais da grande imprensa têm, inclusive, citado o Portal da CUT como fonte de informação.
"Quem não investe em comunicação num país continental como o Brasil e dominado pela ditadura da comunicação da Globo, Bandeirantes etc. fica sem voz", concluiu Antônio Carlos Spis, secretário Nacional de Comunicação da CUT. A CUT espera que cada vez mais sindicatos façam sua adesão às iniciativas.
Fonte: Núcleo Piratininga de Comunicação – www.piratininga.org.br