Contag negocia com o governo pauta do Grito da Terra 2006

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) começa, já no início de abril, as negociações com o governo federal, da pauta do Grito da Terra Brasil 2006. A previsão é que até o próximo dia 12 de abril, a confederação entregue as reivindicações ao presidente Lula.

O Grito da Terra é a principal manifestação dos trabalhadores do campo – prevista para acontecer entre os dias 13 e 16 de maio –, traz neste ano sugestões para diminuir a violência no meio rural, aumentar a assistência técnica, o acesso à terra, políticas específicas para jovens, mulheres, idosos e assalariados que vivem no campo. Cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais devem se concentrar em Brasília, neste período.

A pauta, que este ano ganha versão mais enxuta, também será entregue oficialmente a todos os ministérios. A medida, segundo o presidente da Contag, Manoel dos Santos, tem o objetivo de agilizar as negociações e garantir que todos os órgãos tomem conhecimento das lutas e das reivindicações dos trabalhadores rurais. Outro diferencial do Grito da Terra em 2006 será a criação de uma Coordenação de Negociações que será composta por integrantes do governo e da Contag e ficará responsável em centralizar todas as informações.

Mais informações: Assessoria de imprensa da Contag: Érika Meneses, pelo telefone (61) 3349 2561/8141 7229 e Chico Almeida, (61) 8112 3483.

Fonte: www.cut.org.br - 04.04.2006