Jornal Valor Econômico faz lobby pela liberação dos transgênicos

O coordenador da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CUT, Temístocles Marcelos questionou a divulgação, pelo Jornal Valor Econômico do dia 9 de março (“Brasil define posição ´liberal´ para Protocolo de Cartagena”), de suposta decisão do governo Lula em favor da expressão “pode conter” OVMs (Organismo Vivos Modificados) em vez de “contém OVMs” na identificação das cargas de commodities.

Em artigo intitulado “Valor Econômico, porta voz do governo federal?”, Temístocles destaca que a publicação trouxe grande preocupação pelas suas possíveis conseqüências, principalmente com a aproximação da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3), que terá início na próxima semana em Curitiba.

“É preciso ressaltar o fato de que, apesar da matéria do jornal, não houve até o momento, qualquer divulgação oficial a respeito desse tema, que estará na berlinda das discussões do MOP3. O fato de haver, no interior do governo um debate acirrado sobre essa questão, não pode nos levar a atribuir veracidade a qualquer matéria publicada em qualquer órgão de imprensa. Sabemos que durante as últimas semanas o agronegócio tem plantado várias matérias com o intuito de influenciar a opinião pública. Não podemos aceitar tais armadilhas”, ressaltou.

Por outro lado, destacou o dirigente da Comissão Nacional do Meio Ambiente da CUT, “sabemos a força que o agronegócio, cujos interesses no governo estão representados principalmente pelo Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, possui no interior do governo. E, portanto, não poderíamos tampouco mantermo-nos passivos diante da ofensiva dos interesses do agronegócio às vésperas do MOP3 e da COP8”.

“Para nós, a contraposição das duas formulações – ‘pode conter’ e ‘contém’ – poderia ser traduzida em uma divergência entre ‘defesa da saúde pública’ e ‘defesa dos lucros do agronegócio e das empresas biotech’. Por essa dimensão social, e pelo fato de o Brasil ser o país anfitrião do MOP3 e da COP8, a posição a ser adotada pelo governo federal terá uma grande influência nos rumos dos debates e na decisão a ser tomada em Curitiba”, esclareceu.

Diante disso, Temístocles encaminhou uma solicitação para que o governo federal se manifeste oficialmente a respeito da sua posição, para que não paire qualquer sombra de dúvida a respeito. “E, caso se comprove a notícia veiculada pelo Valor Econômico, nós, a CUT, o MST e outros movimentos sociais, devemos procurar o Presidente Lula para reivindicar que o governo federal reveja sua posição, pela formulação ‘contém OVMs’, que é a única capaz de garantir a defesa do princípio da precaução e da saúde pública”, concluiu.

Fonte: www.cut.org.br - 10.03.06