Trabalhadores baianos realizam manifestação contra o Programa Data Certa do INSS
Trabalhadores de todas as categorias, da Bahia, estão mobilizados contra a Cobertura Previdenciária Estimada (COPES), conhecida como Programa Data Certa. Desde agosto do ano passado, os segurados realizam uma série de atividades para garantir a anulação do programa do INSS.
Nesta quarta-feira, dia 08/02, a partir das 9h, no Ginásio de Esporte dos Bancários, na ladeira dos Aflitos, mais de 2 mil trabalhadores vão se reunir em assembléia para discutir a inviabilidade da COPES/Data Certa. Em seguida, os manifestantes prometem fazer uma grande passeata e fechar a avenida Sete de Setembro.
As reuniões, passeatas e manifestações têm participação maciça de trabalhadores de todas as áreas, que estão sendo prejudicados pela COPES/Data Certa, que desrespeita as vítimas de acidentes ou doenças do trabalho ao estabelecer alta imotivada, que prevê o retorno do segurado ao serviço sem estar devidamente apto. O programa implantado pelo INSS, em agosto do ano passado, coloca regras que provocam grandes insatisfações.
Os trabalhadores defendem que cada paciente seja avaliado separadamente, de acordo com a doença e as necessidades de tratamento. Não dá para generalizar, alta programada é crime. “O Data Certa prejudica o trabalhador na medida em que desconsidera o estado de saúde do segurado e impõe um prazo para a recuperação, isso é um absurdo, ninguém adoece porque quer”, afirma Everaldo Augusto, presidente da CUT-BA.
Fonte: CUT/BA