Cobertura Previdenciária Estimada é um atentado à Saúde do trabalhador

A CUT, a CNTSS, o Sindsprev e diversos sindicatos de todo o país vêm ampliando a pressão pela revogação do programa Cobertura Previdenciária Estimada (Copes) - conhecido como Data Certa.

Implantado pelo INSS desde agosto passado, o programa determina que o trabalhador ao adoecer terá de estabelecer de antemão uma data para sua melhora.

O Data Certa precisa ser modificado para garantir que o trabalhador passe pela avaliação médica antes de voltar à empresa. Milhares de trabalhadores de todo o país, afastados por doenças ocupacionais, estão sofrendo com a mudança de critérios. Voltam à atividade sem estarem ainda aptos ao trabalho. Na maioria dos casos, possuem relatórios ou exames que nem são lidos ou levados em conta pelos peritos.

Com a justificativa de diminuir as filas, o INSS pré-estabelece a volta do segurado à atividade, ignorando seu estado clínico. A alta programada é um atentado à saúde do trabalhador.